22112021 usoosinproNas últimas semanas, professores e professoras da Educação Básica acompanharam algumas notícias envolvendo esse segmento. Em pauta, resultado do dissídio, reajuste salarial, dúvidas sobre a PLR e contribuição assistencial. Todos esses temas geraram expectativas porque afetam diretamente a vida dos docentes.

Anualmente, no mês de março, notamos uma grande movimentação de pessoas procurando o SINPRO ABC para saber do reajuste salarial. Querem, com compreendida ansiedade, informações do percentual. E o Sindicato divulga a todos cada resultado de negociação realizada com os patrões, cada reivindicação feita em nome da categoria, cada proposta feita pelos empregadores, tudo para dar clareza ao processo, afinal, o SINPRO ABC é a voz do professor nessas reuniões.

Docentes da Educação Básica têm um documento extremamente valioso chamado Convenção Coletiva de Trabalho. Nele constam os direitos que também foram conquistados coletivamente por intermédio do SINPRO ABC, Fepesp e sindicatos de trabalhadores da Educação em anos anteriores. Descanso semanal remunerado, hora-atividade, bolsa de estudos, garantia semestral de salários, homologação assistida, negociação salarial coletiva, irredutibilidade salarial, PLR e, mais recentemente, hora-tecnológica e pagamento por prova substitutiva foram incorporados à CCT. Ou seja, não foram presentes concedidos por bondade do empregador.

Assim como no ano passado, em 2021 a campanha salarial foi, mais uma vez, à Justiça. Isso significa que não houve consenso entre os representantes dos trabalhadores e do patronal. E a divergência se deu porque o patrão queria retirar alguns dos direitos pontuados acima, conquistados justamente pelo movimento sindical em nome de todos os professores. O que foi prontamente recusado pelos sindicatos.

Além disso, o SINPRO ABC conta com uma equipe para dar suporte ao professor em caso de dúvidas, para orientações e processos jurídicos, para firmar parcerias nas áreas de Educação, Lazer, Saúde, Cultura e outros, para comunicar todos esses feitos e para lutar, a cada ano, pela manutenção e ampliação dos direitos dos professores.

Ou seja, se hoje, a cada mês, você confere esses benefícios no seu holerite, você “usa os serviços” do SINPRO ABC sim! Usa e precisa.

O SINPRO ABC é a sua voz e a força do coletivo em cada negociação.

E se a sua escola mobiliza os professores para dizer não à contribuição assistencial, ela está se articulando para enfraquecer a luta sindical. Ela sabe que a categoria enfraquecida é sinônimo de supressão de direitos.

5% do seu salário, uma vez ao ano, também garante a sustentação do SINPRO ABC para defender o seu trabalho. E, sem o sindicato, dificilmente terá 6,29%, 11%, 5%, 100%...

Para ter voz e ter força, é preciso ter SINPRO ABC. Sindicalize-se.