30062022 superiorEm nova rodada de negociação da Campanha Salarial 2022 do Ensino Superior, nesta quarta-feira (29/6), foi acordada a extensão da convenção coletiva de trabalho de professores e pessoal administrativo até o dia 1º de setembro. Anteriormente, essa vigência estava estabelecida até 12 de julho.

Todas as cláusulas do conjunto de direitos dos educadores estão garantidas nesse período, enquanto seguem as negociações entre os representantes das mantenedoras das instituições de ensino superior privadas e a comissão de negociadores coordenada pela Fepesp.

Tanto o setor patronal como os sindicatos realizaram suas assembleias desde o último encontro negocial. Pelas mantenedoras, nenhuma modificação foi decidida sobre a proposta de reajuste de 4% agora, 2% em janeiro de 2023 e abono de 30% em outubro (que não se incorpora ao salário). Pelo nosso lado, nas assembleias de 15 de junho professores e auxiliares, unanimemente, rejeitaram novamente essa proposta e reafirmaram as reivindicações: reposição da defasagem inflacionária e revisão das condições de trabalho.

Ato em agosto
Assim, enquanto os professores entram em férias coletivas (uma conquista de nossas campanhas salariais que está inscrita na convenção coletiva de trabalho), os sindicatos irão se manter em negociação e preparar nossa mobilização.

“Não daremos descanso só por que é período de férias nas escolas” diz Celso Napolitano, presidente da Fepesp, lembrando que a mobilização será intensificada na volta às aulas em agosto. Um ato unitário dos sindicatos que estão em campanha salarial no Ensino Superior está planejado para agosto, em data a ser determinada.

Por isso, é muito importante ficar de olho nos avisos do sindicato, mesmo no mês de férias. Converse nos seus grupos, troque ideias e compartilhe as informações dos Sindicatos nas redes sociais e grupos de amigos. Agora, descanse e prepare-se para a ação em agosto!