01092022 assembleiaA campanha salarial do Ensino Superior em todo o Estado de São Paulo deu mais um importante passo nesta quarta-feira (31/8). Em assembleia, professores do ABC aprovaram a cláusula de paz proposta pelo Tribunal Regional do Trabalho e, com isso, as negociações com o patronal continuam.

“Este é um importante ganho para o movimento dos trabalhadores porque obriga os empregadores a assumirem compromisso com o diálogo”, avaliou a presidente do SINPRO ABC, Edilene Arjoni. “Com a aprovação da cláusula de paz, também concordamos com a manutenção do estado de greve e a assembleia permanente”.

No dia 17 de agosto, a categoria deliberou, em assembleia, a instauração de dissídio coletivo e indicativo para greve no dia 5 de setembro, visto que havia inflexibilidade dos empregadores na discussão das reivindicações. Na semana seguinte, dia 26 de agosto, o TRT convocou a primeira audiência de conciliação, na qual foi proposta a cláusula de paz, que prevê, entre outros pontos, a suspensão da greve em razão da retomada da negociação.

Como próximo passo, nos dias 6 e 12 de setembro, representantes dos professores e do patronal se reunirão para a retomada do diálogo. No dia 15 de setembro, nova audiência com o TRT avaliará o progresso da discussão.

A categoria docente reivindica reajuste salarial pela inflação, discussão das condições de trabalho e manutenção das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho. O resultado do ABC se une às deliberações em todo o Estado.

Professor, fique atento aos comunicados oficiais e participe das atividades convocadas pelo SINPRO ABC. Os direitos trabalhistas estão ameaçados e a defesa se faz com mobilização, união e luta!


Mais Lidas