Estratégias para uma melhor comunicação em sala de aula

A comunicação é um aspecto muito valorizado nos dias atuais. O professor é um profissional que usa a voz e a comunicação no trabalho. Existem estratégias que ajudam a deixar a comunicação mais efetiva. Para aprimorar a comunicação é importante que prestemos atenção na nossa comunicação e na comunicação das outras pessoas.

Seguem algumas dicas para melhorar a sua comunicação:

• Faça contato visual com todos os alunos. Perceba se eles estão prestando atenção na sua aula ou se você precisa mudar a estratégia (mostrar um vídeo, solicitar a participação dos alunos...);

• Mantenha uma postura reta e relaxada;

• Preste atenção para usar gestos de acordo com o seu discurso, sempre na região entre os ombros e abdome;

• Articule bem as palavras. Uma articulação mais precisa ajuda com que os alunos o entendam melhor e aumenta a credibilidade do seu discurso;

• Cuidado com as barreiras verbais, como as gírias, erros de português, hesitações (é, né, então, ta...). Essas barreiras podem comprometer a credibilidade do seu discurso e desviar a atenção dos alunos;

• Cuidado com o uso excessivo dos gerúndios, por exemplo, vou estar fazendo ou invés de vou fazer, vou estar realizando ao invés de vou realizar;

• Preste atenção na objetividade de sua aula; é importante que ela tenha início, meio e fim;

• A voz é uma importante ferramenta de comunicação, por meio dela os alunos devem perceber se você está fazendo uma brincadeira, dando uma bronca, falando de um assunto sério... Preste atenção se você muda sua voz de acordo com as diferentes emoções;

• Treine sua escuta em relação ao discurso do outro

Dicas: Fabiana Zambon, fonoaudióloga do SINPRO-SP