Presidência
O papel da presidência é organizar todos os departamentos e encabeçar discussões em outras entidades.
O presidente do SINPRO ABC está à frente das reuniões com os demais dirigentes sindicais da entidade (Diretoria Executiva e Diretoria Plena), liderando os debates e encaminhamentos para a categoria.
Presidente – Edilene Arjoni Moda
Vice presidente – José Carlos Oliveira Costa


Secretaria Geral
A Secretaria Geral é responsável por organizar a estrutura interna do Sindicato, como cadastro de professores e escolas, acompanhamento de cobranças, controle do patrimônio e todas as atribuições estatutárias. Todas as deliberações das diretorias Executiva e Plena são encaminhadas pela Secretaria Geral.
Ao secretário geral cabe a função de organizar as reuniões da diretoria sindical, planejar seminários e congressos, encaminhar resoluções das instâncias nacionais (Contee e CUT) e estadual (Fepesp), acompanhar a aplicação e organização das atividades, elaborar planos gerais integrados e coordenar as atividades do conjunto das secretarias, além de administrar o arquivo geral, as atas, documentos legais e agenda das atividades estaduais.
Diretor responsável – Alosio Alves da Silva

Tesouraria
A Secretaria de Finanças – Tesouraria – administra as receitas e despesas do SINPRO ABC. As mensalidades e demais cobranças que o Sindicato recebe são avaliadas e distribuídas para os demais departamentos.
Anualmente, os sócios participam de assembleias - de previsão orçamentária para o próximo ano e de prestação de contas – para que possam acompanhar de perto como o dinheiro das contribuições é utilizado e investido.
Diretor responsável – Gladston Alberto Minoto da Silva

Imprensa
A Secretaria de Imprensa do SINPRO ABC tem como objetivo levar ao professor sindicalizado os trabalhos desenvolvidos pela entidade e divulgar as notícias que envolvem a categoria e a sociedade.
Nossos materiais, opiniões, debates e outras publicações chegam ao associado por meio do boletim mensal ‘O Professor’ e do portal www.sinpro-abc.org.br. Todos esses espaços estão sempre abertos para que o professor possa enviar artigos, comentários, críticas, elogios ou sugestões. De forma interativa, as informações também chegam por meio das redes sociais como Facebook e Twitter, o que facilita a troca de experiências e pontos de vistas com a base.
Nossas publicações visam mobilizar e conscientizar os trabalhadores a respeito da importância das lutas coletivas, demonstrando, sempre, que a participação em massa é o caminho para mais conquistas, ampliação e manutenção de direitos.
Sendo assim, o papel da Secretaria de Imprensa é ser uma fonte de informação para que o professor forme a sua opinião sobre os fatos, sejam eles relacionados ao movimento sindical, educação, questões trabalhistas entre outros.
Diretora responsável – Rafael Pereira Fieri

Jurídico
A luta incessante do Sindicato dos Professores é defender a categoria dos desmandos patronais. Mesmo com a assinatura das Convenções Coletivas para cada segmento - a mais valiosa conquista -, os direitos trabalhistas são, constantemente, ameaçados pelas mantenedoras. Nesse momento, o associado pode contar com apoio jurídico do SINPRO ABC.
Os professores podem, ainda, contar com a orientação para outras questões como aposentadoria, licenças e contrato de trabalho.
Nos casos de desligamento das empresas, os docentes com mais de um ano de contrato homologam no SINPRO, com respaldo da equipe de advogados.
O Departamento Jurídico do SINPRO ABC conta com advogados para atendimento de processos trabalhistas individuais, para causas coletivas, aposentadorias e assuntos previdenciários.
Para utilizar os serviços do Departamento Jurídico do SINPRO ABC é necessário agendar, por telefone, um horário.
O Departamento Jurídico funciona na sede do SINPRO ABC: Rua Pirituba, 61/65 – bairro Casa Branca - Santo André - Fone/fax (011) 4994-0700.
Diretor responsável – Mariana Melo Rocha

Organização de Base e Formação Sindical
A Secretaria de Organização de base é responsável pelo agendamento e monitoramento das visitas que os diretores e funcionários do SINPRO ABC realizam nas escolas. Por meio desse departamento, os professores têm contato direto com o Sindicato dentro do local de trabalho e podem esclarecer dúvidas, denunciar e sugerir mudanças à entidade.
Com a organização e a presença do Sindicato dentro das instituições de ensino, o quadro associativo aumenta e as conquistas crescem simultaneamente.
Ao longo dos mais de 25 anos de existência, o SINPRO ABC, de forma organizada e ligada à categoria, conquistou pagamento de janela e de férias adiantadas com 1/3 de abono em julho, irredutibilidade salarial, bolsa de estudo para dependentes, garantia semestral de salário, hora-atividade, delegado sindical, todos assegurados pela Convenção Coletiva, além de diversos convênios ligados ao lazer, saúde, entre outros.
Com a Formação são desenvolvidos trabalhos para o aprimoramento profissional dos professores associados. Entre as atividades realizadas estão as Jornadas Pedagógicas, curso de Libras, seminários políticos, assinaturas de revistas e jornais (disponíveis para consulta na sede do SINPRO ABC), midiateca com diversos títulos de filmes nacionais, internacionais, documentários, palestras promovidas pelo Sindicato.
Diretor responsável – Elias José Balbino da Silva

Secretaria de Assuntos Educacionais
Esta secretaria tem como tarefas:
1. Elaborar e executar, em conjunto com a Secretaria de Organização de Base e Formação Sindical, um programa de formação com o objetivo de contribuir para a elevação do nível de consciência política da categoria, seja @ delegad@ sindical, professor/a da base ou diretor/a do sindicato;
2. Como parte desse processo de formação, a secretaria organizará palestras, cursos, seminários, encontros por área do conhecimento e demais atividades culturais e pedagógicas/acadêmicas visando contribuir para que o conhecimento seja um importante instrumento de luta pela melhoria das condições de vida e de trabalho, e que possa ser utilizado nas lutas por transformações econômicas, sociais e políticas a favor da classe trabalhadora;
3. Esta secretaria também tem como tarefa o fortalecimento da unidade e aliança com demais sindicatos, seja nas lutas concretas por salário e manutenção/ampliação de direitos, seja nas lutas políticas e sociais em defesa de um programa de reformas populares estruturais, ou em cursos de formação política em conjunto com outras categorias e/ou movimentos populares. A unidade nas lutas concretas e na formação política é uma condição necessária para enfrentarmos a atual conjuntura de ofensiva de setores da classe dominante contra as conquistas da classe trabalhadora;
4. Participar ativamente de espaços de debate e ação relacionados à educação, defendendo as posições construídas pelo SINPRO ABC

Diretor responsável: Denise Filomena Lopes Marques