PARCERIA: SINPRO ABC + JBCD ASSESSORIA ESPORTIVA

parceria jbcd site

 

Mais um sorteio muito especial para nossas professoras sócias com presentes do JBCD Assessoria Esportiva! Se inscreva e leia as regras e concorra à:

01 - Bioimpedância
01 - Avaliação Física
💜💜

Professoras sócias poderão participar do sorteio se inscrevendo até o dia 20 de março através do formulário disponível no link: https://forms.gle/TsRUPyuFdGnFWbTA9
SORTEIO ACONTECERÁ NA SEXTA-FEIRA (22/03)

Sindicato dos Professores do ABC
WhtasApp 11 4994-0700

 As votações aconteceram entre os dias 23 e 27 de outubro com apuração realizada no último sábado (28)

ea35e7a0 f603 41da b53d ccd7f844cb59

Na tarde do último sábado (28), às 12:00, foi encerrada a apuração do SINPRO ABC, com 97,03% de votos válidos que elegem a chapa única UNIR E AVANÇAR

As eleições que começaram na segunda-feira (23) foram encerradas na noite de sexta-feira (27) com elogios da presidente Edilene Arjoni ao corpo de mesários de 2023.

“Contamos com uma equipe educada que sabe o que está fazendo, com muito cuidado em ir nessas escolas sem deixar nenhum voto para trás, legitimando o processo como nós queríamos.”. 

Um dos destaques da eleição foi a ampla participação dos professores e professoras associados nas 226 escolas nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

“Os professores e professoras reagiram muito bem às eleições, todos estavam querendo votar, nos ligando, perguntando onde está a urna, indo em busca dos votos, e é maravilhoso porque é uma eleição democrática para a nossa categoria e para o nosso fortalecimento“, disse Edilene.

LOGO SINPRO ABC 2023 PNG

 

De acordo com a diretoria do sindicato, apesar de ter existido dificuldade para a entrada das urnas em algumas escolas, as eleições de 2023 foram tranquilas, sem nenhuma ocorrência grave ao longo de todo o processo. 

Para o diretor Elias Balbino, que fez parte da comissão das eleições, é um processo “complicado mas estimulante”. 

“A cabeça fica o tempo todo pensando nesse processo, a gente dorme pensando na urna, no outro dia volta (para o sindicato) já pensando nos votos que temos para captar”. 

foto 2 votação

 

Em entrevista para o SINPRO ABC, o professor e diretor Gladston Alberto, afirmou que é importante que professores tenham consciência de classe para ver a relevância do sindicato para eles e toda a categoria. 

Gladston também ressalta sobre essa atuação além das salas de aula, incentivando os sócios que tiverem interesse a concorrer na próxima eleição para que também tenham a chance de fazer parte da diretoria do sindicato. 

“O professor pode estar cada vez mais engajado com o seu sindicato para juntos conquistarmos ainda mais direitos no futuro”, disse o diretor.

 

voto2323

E para professores e professoras que não estão na diretoria mas são sócios e querem participar do sindicato, a presidente Edilene Arjoni aconselha:

“Professor que não está na diretoria, o que você deve fazer é participar das assembleias, dos encontros, das forças que promovemos, trazer denúncias e entender o seguinte: o sindicato somos todos nós, o sindicato não é a diretoria do Sinpro-abc mas um conjunto de professores e professoras da rede privada dessas 3 cidades que constroem a luta pelos seus direitos e que avançam consolidando esses direitos. Quando você trabalha com os seus direitos garantidos, você trabalha melhor, você produz muito mais e tem uma qualidade de vida muito mais digna.”.

 

Conheça a chapa eleita:

f9ed0f53 3121 4044 bc78 067386d6632a

 

 

 

viaWhats miron

 

Um sorteio muito especial para nossas professoras sócias com presentes do Miron Arte em Cabelo! Se inscreva e leia as regras! 💜💜

Professoras sócias poderão participar do sorteio se inscrevendo até o dia 15 de março através do formulário disponível no link: https://forms.gle/pqucfm1ZjWJ5B2b4A

SORTEIO ACONTECERÁ NA SEGUNDA-FEIRA (18/03)

REGRAS:
Prêmios válidos até 20 dias após o sorteio;
Extensão de cílios com técnica Brasileira;
Tatuagem de até 7cm x 5cm, somente na cor preta.

CARTA site

APRESENTAÇÃO:

A trajetória do SINPRO-ABC, iniciada em 1986, traz uma história de lutas e resistências que resultou em muitas conquistas para a categoria. Conquistas essas que só surgiram graças ao poder de organização dos professores e professoras que sempre acreditaram no Sindicato dos Professores do ABC como o verdadeiro instrumento de luta e regulamentação do trabalho docente.
Desde 2017 o movimento sindical vem sofrendo um verdadeiro ataque à sua estrutura. A Reforma Trabalhista eliminou em parte sua sustentação financeira e, desde então, seguidas derrotas na justiça pretendiam deixar as entidades sindicais imobilizadas. Contudo o SINPRO-ABC não se furtou ao seu chamado, continuamos erguidos e aguerridos na defesa dos professores e professoras e na defesa dos direitos que, com muita luta, conquistamos.
Sobrevivemos ao pior governo da história republicana do país e não nos calamos, cerramos fileiras com os indignados ante as gestões destrutivas e genocidas que governaram o país entre 2016 a 2022.
Durante a pandemia de Covid-19, o SINPRO ABC protagonizou a luta pela vacinação dos professores e professoras e conquistamos a inserção da classe no grupo prioritário, protegendo a integridade física dos profissionais.
Em 2023, uma vitória, as forças democráticas unidas venceram o ódio e o processo de reconstrução do país teve início, e como era de se esperar, o SINPRO-ABC se colocou como vanguarda nesse processo.
Demonstrando nossa vocação democrática e nossa defesa do Estado de Direitos, em agosto de 2023 o SINPRO-ABC realizou sua comissão eleitoral, com ampla participação da base, representantes e observadores externos e, de forma exemplar, apresenta a Chapa 1 – “UNIR E AVANÇAR”, com uma incrível e histórica renovação no quadro de candidatos superior a 40%:

Airton Fernandes Paes Junior, Colégio Vésper
Aline de Souza Taconeli, Instituto Metodista de Ensino Superior
Aloísio Alves da Silva, SESI 166
Célia Regina de Brito Menezes, SESI 222
Denise Filomena Lopes Marques, Aposentada
Edélcio Plenas Gomes, Singular e Objetivo - Unids S.A, SBC e SCS
Edilene Arjoni Moda, Objetivo - Unidades S.A, SBC e SCS
Elias José Balbino da Silva, SESI 416 e Anhanguera SBC
Gabriela Maria Cabral Nascimento, Objetivo
Gladston Alberto Minoto da Silva, Colégio Nóbilis e Colégio Vésper
João Pires Filho, Objetivo
José Carlos Oliveira Costa, Colégio Arbos
José Jorge Maggio, Singular e Arbos
Leandro José Del Dono Pereira, Externato Santo Antônio
Marcio Rodrigues, SESI 094
Maria Aparecida de Donato, Colégio Bom Jesus SBC
Maria Lucia Minoto da Silva, Aposentada
Mariana de Melo Rocha, Anhanguera Unidade S.A
Nelson Bertarello, USCS e SENAI SBC
Rafael Pereira Fieri, Col. Eduardo Gomes e Ext. Santo Antônio
Vandré Kopcak, SESI 166 e Anhanguera
Vitor Prestes Luzio, SESI 166

 

PROPOSTAS

EDUCAÇÃO
- Lutar contra a reforma do novo ensino médio aprovada no Governo Temer.
- Defesa de um ensino médio discutido e amplamente debatido com a comunidade escolar;
- Afirmar a educação pública como direito social e não como necessidade de reprodução social do capital.
- Atuar em instâncias como Conselhos, Fóruns e Comissões ligadas ao ramo de educação.
- Lutar pela criação de um Sistema Nacional de Educação.

TRABALHO
- Defesa das Convenções Coletivas e das cláusulas sociais.
- Defesa de direitos históricos como bolsa de estudos para filhos de professores e professoras, recesso e férias ininterruptas de 30 dias cada.
- Lutar por uma política de aumento real e PLR/Abono para toda a categoria.
- Lutar pelo aumento da hora/atividade.
- Lutar pela regulamentação da hora/tecnológica e da elaboração de provas/laudos.
- Regulamentação dos canais de comunicação escola/professor como: e-mail, whatsapp e outros, em relação a dias e horários de envio de mensagens.
- Lutar pela instituição do Piso Salarial na Educação Superior e pela regulamentação da educação privada.
- Ampliar o número de delegados representantes, intensificando a organização por local de trabalho.
- Lutar contra a homofobia, misoginia, racismo, capacitismo e toda e qualquer discriminação no ambiente escolar e social.
- Lutar e defender a organização sindical, valorizando o trabalho de base.
- Lutar pelo fim do trabalho análogo a escravidão com punição exemplar aos responsáveis, pelo fim da terceirização ilimitada.
- Lutar e defender a ciência e as pesquisas em saúde física e mental dos professores e professoras.

POLÍTICA INTERNA
- Fortalecer o debate de um projeto nacional de desenvolvimento, demarcando os interesses da classe trabalhadora.
- Lutar pela reestatização de empresas públicas privatizadas e impedir novas privatizações;aLutar pela Reforma Agrária.
- Revogação de todas as medidas de Temer e Bolsonaro (reformas trabalhistas, terceirização, previdenciária, etc).
- Defender verbas públicas apenas para a educação pública e para o SUS.
- Lutar contra a redução da maioridade penal e contra a possibilidade de transformar os presídios em empresas.
- Lutar pela preservação do meio ambiente, dos biomas, contra o marco temporal e em defesa dos povos originários e quilombolas.
- Lutar pela cobrança do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF)

POLÍTICA EXTERNA
- Defender a soberania de todos os povos e contra qualquer tipo de guerra e desigualdade social no mundo.

 

 

O Sindicato dos Professores do ABC esclarece que caracteriza conduta antissindical do empregador o ato de induzir seus empregados, de qualquer forma, a se oporem ao desconto das contribuições assistenciais negociadas na Convenção Coletiva de Trabalho ou deferidas em sentença normativa.

Inclusive, em sua XXXII Reunião Nacional, o Ministério Público do Trabalho, através da CONALIS (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social), aprovou a Orientação nº 13, que estabelece:

CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS. OPOSIÇÃO. ATO OU CONDUTA ANTISSINDICAL DO EMPREGADOR OU TERCEIRO. ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO.

I- O ato ou fato de o empregador ou de terceiro de coagir, estimular, auxiliar e/ou induzir o trabalhador a se opor ou resistir ao desconto de contribuições sindicais legais, normativas ou negociadas, ou de qualquer outra espécie, constitui, em tese, ato ou conduta antissindical, podendo implicar atuação do Ministério Público do Trabalho.

II- O ato ou fato de o empregador exigir, impor e/ou condicionar a forma, tempo e/ou modo do exercício da oposição, a exemplo de apresentação perante o departamento de pessoal da empresa ou de modo virtual, também constitui, em tese, ato ou conduta antissindical, pois se trata de decisão pertinente à autonomia privada coletiva[1].

De fato, ao expor os fundamentos dessa Orientação, o MPT ainda agrega o fato de que alguns empregadores, diretamente ou através de seus prepostos, fornecem “requerimentos modelos” e organizam “o próprio transporte coletivo dos trabalhadores à sede da entidade sindical para o exercício da oposição”. O Sinpro-ABC tem notícias de escolas que, no ato da contratação, já “esclarecem” os professores quanto às oposições às contribuições. Atos nitidamente antissindicais.

Como o objetivo é enfraquecer o sindicato, tais condutas podem ser – e serão – repelidas através de ações civis públicas/coletivas, com pedidos indenizatórios por danos morais coletivos, além dos prejuízos materiais causados. E os meios de prova para esses atos são amplos, sendo admissíveis provas documentais e testemunhais.

As informações necessárias para o direito de oposição às contribuições assistenciais serão oportunamente disponibilizadas no site do sindicato. Neste particular, dos fundamentos da referida Orientação nº 13 são extraídas conclusões que vedam qualquer iniciativa do empregador para facilitar o exercício da oposição:

O possível argumento patronal de facilitação do exercício de oposição, ao trabalhador no ambiente da empresa, na verdade permite que, muitas das vezes, o escamotear do ato antissindical de exigir, impor e/ou condicionar a forma, tempo e/ou modo do exercício da oposição, de forma que seja realizado às escondidas. Em algumas oportunidades, ainda, o ato antissindical pode se operar de forma sutil, com a simples entrega, pelo preposto da empresa, do requerimento de oposição ao trabalhador o que deságua em um enorme constrangimento, uma vez que a recusa, em geral, gera o medo de represálias, como o rompimento (“imotivado”) do próprio contrato de emprego.

Por esses motivos, o Sinpro-ABC estará atento para qualquer violação à liberdade sindical e tentativa de enfraquecimento sindical por parte das escolas.

 

 

candidatos

 

Durante a terceira semana de outubro, o Sindicato dos Professores de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano irá passar por uma importante decisão a qual você professor e professora sócios poderão fazer parte. Entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, acontecerão as eleições que definem a nova diretoria do SINPRO ABC. Veja mais abaixo o mapa das urnas.

Quem poderá votar?

Todos os associados ao SINPRO ABC há pelo menos 90 dias antes do pleito. Para exercer o direito do voto, o eleitor deverá ter quitado suas obrigações financeiras com o sindicato, ou seja, estar em dia com o pagamento da mensalidade. Excepcionalmente, nesta semana da eleição, o sindicato ficará aberto também na hora do almoço (12h às 13h30), mas só para atendimento dos votantes. Professor e professora, não deixe de participar.Seu voto é fundamental para que os trabalhos do Sindicato não sejam interrompidos.

 

 

Confira o itinerário das urnas durante a eleição do SINPRO ABC:

A votação será realizada de 23 a 27 de outubro. Professores sócios poderão votar em urnas itinerantes ou na sede do SINPRO ABC.

 

URNA1

URNA2URNA3 URNA4URNA5URNA6URNA7URNA8URNA9URNA10URNA11URNA12

Mais Lidas