Campanha Salarial 2018

Há um consenso entre a categoria de que a Campanha Salarial 2018 começa num ambiente de muita dificuldade, em razão da reforma trabalhista que autoriza a redução de direitos por meio de acordos e convenções e desequilibra a relação de trabalho, em favor das empresas e não dos empregados. Para que haja equilíbrio de negociação entre as partes, será necessária participação ativa e massiva dos professores e professoras nas reuniões, assembleias e movimentos deliberados pelos sindicatos, refletindo-se no sucesso da Campanha Salarial.

Rumos da Campanha Salarial

As negociações são unificadas no Estado, com a participação dos sindicatos sob a coordenação da Fepesp. A data base é 1º de março e haverá diferença de acordo em cada segmento.

Ensino superior: a maior parte da Convenção está assegurada até fevereiro de 2019. A negociação de 2018 está limitada a cinco cláusulas: reajuste salarial, plano de saúde, bolsa de estudo em cursos de medicina, odontologia, psicologia e direito, indenização adicional para professores acima de 50 anos, creche e taxa negocial.