A presidenta Dilma Rousseff tem até amanhã (17)para se manifestar oficialmente, por meio de sanção ou de veto, a respeito da proposta aprovada pelo Congresso Nacional que institui a fórmula 85/95 como alternativa ao fator previdenciário. Após lançarem uma nota pública na última sexta-feira, lideranças das centrais sindicais se reuniram ontem (15) com os ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) e Carlos Gabas (Previdência Social) para tratar do assunto e reafirmaram o pedido para que o governo não vete as mudanças no cálculo do fator previdenciário aprovadas pela Câmara e pelo Senado, a fim de reparar parcela dos danos criados na década de 1990 pelo então governo FHC.

A fórmula 85/95 estabelece que, para se aposentar recebendo os proventos integralmente (obedecido o teto de R$ 4.663,75 da Previdência Social), os trabalhadores têm que somar o tempo de contribuição e a idade até atingir a marca de 85 para as mulheres e 95 para os homens. Na prática, a fórmula permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo do que pelo cálculo do fator previdenciário, já que, pelo fator, quanto mais cedo o beneficiário se aposenta, menor o benefício.

Também em defesa da sanção, as centrais sindicais marcaram uma manifestação para esta terça-feira. A concentração será a partir das 17h diante da Catedral, de onde os manifestantes seguirão em marcha pela Esplanada dos Ministérios até o Palácio do Planalto. Na Praça dos Três Poderes, realizarão ato cobrando que a presidenta Dilma não vete a matéria.