SINPRO ABC participa de audiência pública sobre fechamento de escolas

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (14) na Câmara Municipal de Santo André, proposto pela vereadora Bete Tonobohn (PT) e contou com a participação do SINPRO ABC, APEOESP (sub sede Santo André), Conselho Municipal de Educação, UMES (União Municipal de Estudantes Secundaristas), UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas), secretário municipal de educação, Gilmar Silvério, vereadores de Santo André e o deputado Luís Turco (PT), além de professores, alunos e familiares.

A audiência pública foi bastante efusiva, já que os alunos gritavam palavras de ordem como: “Estudante na rua, Geraldo a culpa é sua”; “fecha minha escola não” e “ a UMES somos nós, nossa força e nossa voz”.

De acordo com a vereadora Bete Tonobohn foram enviados requerimentos com perguntas ao governador Geraldo Alckmin, sobre o fechamento de escolas estaduais em Santo André e também à Secretaria Estadual da Educação, mas até a hora da audiência (10h), nenhuma resposta tinha sido enviada, somente uma carta da diretora regional de ensino de Santo André, Ariane Aparecida Butrico, dizendo que as informações sobre o fechamento de escolas estaduais na cidade não procedem.

Mas a verdade é que no dia 23 de setembro a Secretaria da Educação do Estado anunciou uma nova organização da rede de ensino paulista. A ideia é de que cada unidade escolar passe a oferecer aulas de apenas um dos ciclos da educação a partir de 2016. Algumas unidades podem ser fechadas para reorganização e a secretaria da educação já iniciou um processo de recadastramento de todos os alunos da rede estadual de ensino.

Aqui em Santo André podem fechar as portas as seguintes escolas: VALDOMIRO SILVEIRA (Jardim Silvana), AMÉRICO BRASILIENSE (Centro), SÉRGIO MILLIET COSTA E SILVA (Vila Pires), ADAMASTOR DE CARVALHO (Utinga), CARLINA CAÇAPAVA DE MELLO (Santa Terezinha) e CELSO GAMA (Vila Assunção).

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Educação de Santo André, Maria Antonia de Oliveira, a educação deve estar a serviço da “promoção do ser humano e seus conhecimentos e não para atender interesses econômicos desse ou daquele governo”. Segundo ela, “a juventude está se perdendo por omissão do estado e por consequência a família e a escola pública”, afirmou.

Já o diretor do SINPRO ABC, Paulo Roberto Yamaçake, disse que o estado não tem moral para falar sobre qualidade de ensino, já que há 30 anos, São Paulo não apresenta um plano estadual de educação. Segundo ele, “nos seus mandatos, Geraldo Alckmin construiu, reformou e ampliou 53 presídios e não construiu nenhuma universidade”, ou seja, onde está o interesse do governador pela educação? pergunta.

Para o secretário de educação de Santo André, Gilmar Silvério, o governador está equivocado em sua decisão, já que “estamos indo na contramão do ensino no mundo, onde os países desenvolvidos, com qualidade na educação, têm optado por uma escola mista que vai do 1° ao 9° ano”. Ele afirma que o setor precisa de planejamento e o governador Geraldo Alckmin tem que conversar com a sociedade e com os protagonistas do ensino (professores, alunos e pais) para juntos definirem o melhor caminho da educação no estado.

Defensoria pede mais informações sobre escolas

A Defensoria Pública de São Paulo quer que a Secretaria Estadual da Educação dê detalhes sobre o plano de reorganização das escolas estaduais e se foram feitos estudos ou pesquisas para justificar as mudanças que estão previstas para o ano que vem. O secretario da pasta, Herman Voorwald, disse que a lista das escolas que passarão por mudanças não está fechada.

Atividades previstas

Dia 20/10 – 15 horas – Ato público na Praça da República com professores, pais, estudantes e demais segmentos sociais – São Paulo

Dia 29/10 – 15 horas – Assembleia dos professores. Às 17 horas, Grito em Defesa da Escola Pública de Qualidade no Estado de São Paulo – Vão Livre do MASP – Avenida Paulista – São Paulo.

Dia 29/10 – UMES (regional) propõe manifestação de professores, alunos e familiares no Centro de Santo André.

Jornalista: Sérgio Corrêa – mtb 19065