FEPESP E SINPRO’S falam de estratégias das Campanhas Salariais
A primeira rodada de negociação no Ensino Superior e os preparativos para o início das reuniões com os representantes dos patrões da educação básica e do SESI/SENAI foram debatidos nesta terça-feira (23) durante encontro da Federação dos Professores do Estado de São Paulo com os 26 sindicatos integrantes, na sede do SINPRO São Paulo.
Na semana passada, a Federação teve a primeira reunião com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP) e apresentou as cláusulas que devem ser mantidas nas Convenções Coletivas dos professores e auxiliares de administração escolar. O representante patronal se comprometeu em responder as reivindicações até o final desta semana. As reuniões de negociação da categoria estão sendo realizadas às segundas-feiras, no período da manhã.
Já no Ensino Básico a primeira rodada de negociação acontece na tarde desta terça-feira (23) entre os representantes dos professores e professoras e o Sindicato patronal (SIEEESP). A grande expectativa está por conta das cláusulas econômicas, que são reajuste de 15% e PLR ou abono Especial de 30%.
Amanhã quarta-feira (24) é a vez de negociar com o SESI/SENAI. No início do mês, assembleias em todo o Estado reuniram cerca de dois mil professores com objetivo de definir as reivindicações mais importantes da categoria nas várias regiões de São Paulo. O advogado da FEPESP, Bruno Machado, e o diretor Walter Alves uniram as pautas e as sugestões levantadas em cada assembleia, inclusive as do ABC, para que fossem discutidas no encontro desta quarta-feira. O material serve como ponto de partida para as rodadas de negociação.
Os principais itens da pauta são:
- Reajuste salarial de 15% (10% reposição e 5% aumento real),
- Abono Especial de 30%
- Mesmo índice de reajuste da campanha nos vales alimentação e refeição
- Manutenção das cláusulas sociais
- Retomar as discussões das diferenças salariais entre fundamental 1/ fundamental 2 e ensino médio.
- Contratar um professor auxiliar, além do titular, em todas as salas de alfabetização (1º ano do fundamental) e nas salas com inclusão.