SINPRO ABC homenageia as mulheres durante toda a semana

As professoras e outras mulheres que passarem nesta semana, de 07 a 11, pelo Sindicato dos Professores do ABC serão recebidas com bolo, suco e flores de presente, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher “08 de Março”.

A iniciativa é da direção do sindicato, de modo especial, das diretoras Edilene Arjoni e Cristiane Gandolfi. Segundo elas “é apenas um mimo para que as mulheres se sintam acolhidas com este carinho do Sindicato dos Professores do ABC”.

Edilene Arjoni, vice-presidente do SINPRO, lembra que “as mulheres que no início do século passado não tinham opções de profissões, hoje estão representadas em quase todos os segmentos, se mostrando cada vez mais competentes naquilo que fazem”. Segundo ela, a “mulher é muito mais observadora, perspicaz e detalhista no trabalho e na vida, o que contribui muito para o crescimento pessoal e profissional”.

Já a diretora do SINPRO ABC Cristiane Gandolfi lembra que apesar da mulher ser muito criteriosa profissionalmente, ainda ganha menos que o homem e mesmo nos dias de hoje, alguns segmentos sociais ainda se mostram preconceituosos e conservadores com a presença de mulheres em cargos de comando”. Segundo ela, “mesmo no Magistério e Pedagogia, áreas que essencialmente predominam as mulheres, a maioria dos diretores são homens”.

Nesta semana, dedicada às mulheres, o SINPRO ABC participa de várias atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Como surgiu o dia Internacional da Mulher?

O dia da mulher tem origem nas manifestações de grupos femininos russos, que lutavam por melhores condições de vida e trabalho. Também tinham uma postura contra a entrada da Rússia Czarista na primeira guerra mundial. Essas manifestações marcaram o início da revolução de 1917. Porém, a ideia de reservar um dia da mulher já havia aparecido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e Europa, em meio às lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito do voto.

A proposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da “Triangle Shirtwaist”, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Foram registradas 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas.

"Enfeite-se com margaridas e ternura
e escove a alma com leves fricções de esperança.
De alma escovada e coração estouvado,
saia do quintal de si mesmo
e descubra o próprio jardim."

Carlos Drummond de Andrade