Nota de repúdio do Sinpro ABC contra a demissão da professora em Santo André

O Sindicato dos Professores do ABC, representante legal dos docentes das escolas particulares dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, vem a público manifestar seu repúdio com relação à demissão da professora JL, pela direção da Escola Liceu Jardim, situada no bairro Campestre em Santo André.

A professora foi demitida na última terça-feira (30/10), após ser comunicada pela direção do colégio, de que sua posição - pessoal política - estava sendo questionada por parte de alguns pais de alunos, devido a postagens em sua rede social pessoal (Facebook), com críticas ao presidente eleito.

Segundo a direção do Liceu Jardim, a demissão foi exigência desse grupo de pais, que ameaçou entrar na justiça contra a professora, alegando aliciamento de menores. Para não prejudicar a imagem da escola, a diretoria do colégio optou por demitir a profissional, haja vista, que a instituição está em período de matrículas para 2019.

Inspirados em ditaduras, setores de extrema direita acusam os professores de “doutrinadores ideológicos”, o que é inaceitável, já que o papel do docente é oferecer ao aluno acesso a diversas propostas de conteúdo, fomentando o debate e possibilitando a formação de consciência crítica.

Lembramos ainda, que a Escola é um espaço social de convivência democrática, que deve incentivar o questionamento e abrigar diversas formas de pensamento, tornando os alunos, seres intelectualizados, pensantes e críticos diante da realidade, proporcionando-lhes o crescimento profissional e a transformação social.

Diante desse grave fato, o SINPRO ABC se solidariza à professora JL e repudia a atuação da Instituição de Ensino e dos pais, que inferiram no direito fundamental da Liberdade de expressão, sendo a demissão um desrespeito à Constituição de 1988, à liberdade de cátedra e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que trazem em seu escopo a compreensão de que a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana.

Nós professores e professoras, articuladores de uma sociedade pluralizada, não podemos nos calar diante de propostas que destroem a educação e criminalizam docentes, incentivando à sociedade, a prática de perseguição e retaliação dos que transmitem o conhecimento.

O Sindicato dos Professores do ABC não vai se calar diante das perseguições e injustiças cometidas contra os professores e professoras e se coloca à disposição dos docentes para tomar as devidas providências, cabíveis em lei, em benefício da categoria.

Direção Sinpro ABC!