UMESP: Justiça suspende demissões e Sindicato chama docentes
Decisão da Juíza Valéria Pedroso de Moraes da 8ª Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo, deferiu o pedido de liminar do Sinpro-ABC suspendendo as demissões da Universidade Metodista (UMESP). Foram suspensas 50 demissões de docentes do ensino superior e 16 da educação básica.
Embora de caráter parcial, a decisão contempla 4 das 5 reclamações do SINPRO-ABC. Além da suspenção das demissões, a UMESP deve informar, nominalmente, quais docentes já foram demitidos, inclusive os previstos para dispensas futuras e que, a instituição, se abstenha de novas demissões sem a prévia negociação com o sindicato. Em caso de descumprimento da decisão, a multa é de R$ 10 mil por docente demito ou demitida.
Na sentença, o Juízo ainda requer nova audiência no menor prazo possível, “ante a natureza da causa” e estabeleceu o prazo de 5 dias para que a UMESP explique os motivos das demissões.
Sindicato tem reunião amanhã com docentes
Os docentes dispensados da UMESP deverão participar de uma reunião amanhã, 4ª feira, a partir das 14 h, na sede social do Sindicato dos Bancários, rua Xavier de Toledo, 268 - Centro - Santo André,
para discutir os resultados da ação liminar.