Theotonio dos Santos vive em nós!

Faleceu na manha desta terça-feira (27/02) o companheiro e mestre Theotonio dos Santos. Um dos maiores intelectuais da América Latina rebelde. Um pensador orgânico, com uma vida dedicada a imaginar soluções para a superação do atraso e da pobreza que assola o nosso continente.

Theotonio deixa uma obra de combate ao imperialismo e de emancipação da humanidade. Um dos principais formuladores da Teoria Marxista da Dependência e da Teoria do Sistema-Mundo, respeitado internacionalmente como um dos maiores pensadores de sua geração. Sofreu o exílio na Ditadura brasileira (Golpe de 1964) e chilena (Golpe de 1973), além do boicote de suas obras na maioria dos cursos de Ensino Superior no Brasil, sendo mais reconhecido em outros países latino-americanos do que em sua terra natal.

Nada disso tirou seu compromisso revolucionário, seu bom humor e seu tratamento amável com quem quer que seja. Sempre se posicionou de maneira contundente a favor dos mais pobres e dos trabalhadores. Sempre se colocou contrário a qualquer violência contra os mais humildes e necessitados. Até o último de seus dias formulava e pensava de maneira criativa como fazer nossas sociedades mais justas e solidárias.

Lamentamos a sua partida física e deixamos nossa solidariedade à família e amigos.

Levaremos adiante, na nossa luta, seu nome, seu exemplo e sua obra.

Theotonio dos Santos presente! Agora e sempre!


Mais Lidas