Assembleia ensino supeior 08 junhoCampanha Salarial 2018 – Ensino Superior

Proposta patronal preserva Convenção Coletiva e Assistência Médica

Diante da nossa resistência, a comissão de negociação, formada pela Fepesp e seus sindicatos integrantes, conseguiu fazer com que as mantenedoras mantenham nossa assistência médica. Nesta semana, foi construída uma proposta que preserva os planos de saúde, com algumas modificações. A proposta inclui ainda, reajuste pela média dos índices de inflação, de 2,14%, retroativo a 1º de março, data base dos professores.

Essa proposta deverá ser submetida à discussão e aprovação em assembleias específicas nos sindicatos com os seguintes destaques:

* Renovação da Convenção Coletiva com duração de 2 anos.

* Reajuste 2018: 2,14%.

* Plano de saúde: será mantido na Convenção. As mantenedoras poderão optar por alterar as condições atuais, adotando coparticipação e o trabalhador assumindo a diferença entre a sinistralidade e o reajuste pela ANS, na data de aniversário do plano e enviando documentação a uma comissão de Federações e Semesp. Caso assim procedam, em 2019, reajustarão os salários pela média dos índices + 0,86%.

* As mantenedoras que optarem por manter as condições atuais estipuladas na convenção, podendo não receber contribuição alguma do trabalhador, reajustarão os salários em 2019 pela média dos índices.

* Reajustes e atualizações na Convenção Coletiva serão retroativos a 1º de março, data base de professores e auxiliares de administração escolar na rede privada de São Paulo.

Desde fevereiro, a comissão de negociação dos sindicatos integrantes da Fepesp, vinha discutindo propostas sérias, detalhadas e complicadas envolvendo a assistência médica dos professores.

A intenção inicial das mantenedoras era de acabar com o plano ― alegando alta de custos. Ofereceram, sem qualquer seriedade, trocar o plano de saúde por vale-alimentação, o que foi rejeitado.

Na atual proposta, a assistência médica será preservada e foi rompido o impasse que travou a negociação por meses. A proposta foi aprovada em assembleia das mantenedoras. Agora, deverá ser discutida e aprovada em assembleias especificasr.

Fique atento e participe da assembleia que será realizada nesta sexta-feira.