PIS/PASEP: LIBERADO O SAQUE DE COTAS
VEJA AS REGRAS PARA O SAQUE DO PIS-PASEP
Começou na segunda-feira, 18/06, a liberação do saque do Fundo PIS/Pasep, para cotistas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988. O valor médio pode ser de pouco mais de mil reais, mas cada um pode receber mais ou menos, conforme o seu caso.
Têm direito a sacar a partir do dia 18 as pessoas com 57 anos ou mais, mas não é obrigatório fazer isso logo no primeiro dia. O prazo apenas começa na segunda e vai até 28 de setembro. Para as outras idades, o saque começará em agosto (dia 8 para quem tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil e dia 14 para os demais). O prazo também será 28 de setembro. Depois dessa data, só poderá sacar quem tiver 60 anos ou mais.
O QUE É - Até 1988, as empresas e órgãos públicos depositavam dinheiro no Fundo PIS/Pasep (Programa de Integração Social) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) em nome de cada um dos seus funcionários e servidores contratados. Cada trabalhador, então, era dono de uma parte (cota) no fundo.Quem trabalhou como contratado em uma empresa ou servidor público antes de 4 de outubro de 1988 e não sacou todos os recursos do fundo ainda tem direito a receber. Depois de 88 o PIS mudou - mas o dinheiro ficou lá, te esperando.
Todos que têm participação no fundo têm direito a receber, anualmente, o rendimento (juros e correção monetária) de sua parte. E retirar o dinheiro dos fundos na aposentadoria, aos 60 anos ou em caso de doença grave. Mas agora o governo liberou o saque das suas cotas antigas.
COMO VERIFICAR A SUA SITUAÇÃO - As contas do PIS, vinculadas aos trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa Econômica Federal. Portanto, os cotistas devem procurar esse banco para informações e para saques. O trabalhador poderá verificar se tem saldo a receber através do site do banco, no endereço www.caixa.gov.br/cotaspis.
Correntistas da Caixa que possuírem valores a receber terão os depósitos feitos automaticamente em suas contas dois dias antes do início do calendário oficial. A Caixa informou que vai fazer transferência sem custo para correntistas de outros bancos.
Para os não-correntistas da Caixa que tenham recursos do PIS a receber, será necessário pedir a transferência.Segundo a Caixa, para consultar o saldo de cotas do PIS, é necessário o número do NIS, que pode ser encontrado:
- no Cartão do Cidadão;
- nas anotações gerais de Carteira de Trabalho antiga;
- na página de identificação da nova Carteira de Trabalho;
- no extrato do seu FGTS impresso.
Para consultar, além do número do NIS, o beneficiário também precisará de uma senha. Quem já possui a Senha Cidadão pode fazer o login neste link, disponibilizado no site da Caixa, e informar a Senha Internet que deseja cadastrar. Quem não possui a senha pode clicar em "esqueci a senha" e preencher os dados solicitados, ou, se tiver o Cartão Cidadão, fazer um pré-cadastramento da senha pelo telefone 0800-726-0207. Para quem não tem o cartão, também é possível fazer o cadastramento em uma agência da Caixa.
PASEP - As contas do Pasep, vinculadas aos servidores públicos, são administradas pelo Banco do Brasil e é esse banco que esses cotistas devem procurar para informações e para os saques. As consultas de saldo do Pasep podem ser acessadas no site do Banco do Brasil, no endereço www.bb.com.br/pasep
Correntistas do Banco do Brasil que possuírem valores a receber terão os depósitos feitos automaticamente em suas contas dois dias antes do início do calendário oficial. O BB informou que vai fazer transferência sem custo para correntistas de outros bancos.
Para quem não é correntista do BB e tem recursos do Pasep a receber, a transferência poderá ser feita pela internet e pelo caixa eletrônico, desde que a conta de depósito esteja do mesmo CPF, ou então nas próprias agências.