20052021 educacaobasica2A Campanha Salarial 2021 da Educação Básica não avançou nas mesas de negociações e foi para a Justiça. Nesta quarta-feira (19/5), a ação de dissídio coletivo contra o sindicato patronal foi protocolada pela Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) junto ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região).

A pauta de reivindicações da categoria pede reposição integral da inflação, aumento real, manutenção dos direitos com os avanços já conquistados em dissídio coletivo de 2019/2020, como pagamento da hora-tecnológica, entre outros.

A medida se fez necessária uma vez que o Sieeesp (patronal) insistiu no retrocesso, cogitando regredir para a convenção coletiva de 2018, o que foi rechaçado pela categoria em assembleias por todo o Estado de São Paulo. Com o retrocesso para a CCT 2018, além das questões econômicas, as pautas sociais também seriam afetadas.

Haverá audiência preliminar entre as partes para tentativa de conciliação, contudo pode ter julgamento pelo tribunal pleno da Seção Especializada em Dissídio Coletivo, que avaliará o que deve ou não ser concedido.

Acompanhe as novidades e desdobramentos em nossos canais oficiais.

Com informações da Fepesp