Assembleia será realizada nesta sexta-feira (13/5), a partir das 17h

12052022 SUPERIORA nova rodada de negociação entre os representantes dos professores do Ensino Superior e o sindicato patronal, realizada nesta quarta-feira (11/5), foi marcada por mais uma tentativa de contraproposta: manutenção de 4% de reajuste salarial e acréscimo de 2% em janeiro de 2023!

Nesta sexta-feira (13/5), o SINPRO ABC realizará assembleia virtual, a partir das 17h, para avaliação junto à categoria. A solicitação do link de acesso deve ser feita em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., mediante comprovação de atuação no segmento.

A justificativa agora foi a ‘inflação inesperada’, porém, todas as instituições têm departamentos financeiros altamente qualificados para elaborar previsões econômicas. Todas promoveram ajustes para reduzir custos, seja com alteração de currículos, redução de cargas horárias, ensalamento de alunos, juntadas de classes e até mesmo demissões em massa.

Canibalização de escolas, cartel de salários

Segundo Celso Napolitano, presidente da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), as instituições mercantis de ensino superior estão promovendo a cartelização de salários, impedindo que qualquer profissional seja pago acima de um nível salarial determinado pelos conglomerados financeiros.

“Os grandes conglomerados querem canibalizar escolas, impondo condições de mensalidades que não podem ser acompanhadas pelas instituições menores, que se tornam alvo de aquisições, controlando completamente o mercado”, diz Celso. Nesse raciocínio, pagar salários ainda mais baixos para promover redução de mensalidades, por exemplo, é um falso argumento para as instituições de ensino menores, que não teriam condições de acompanhar os ganhos de escala dos grandes conglomerados na Educação Superior, tornando-se insolventes. Daí, para a falência, é um passo.

Com informações da Fepesp