Filmes também são boas formas de lazer e reflexão histórica. Por isso, hoje vamos a eles!
O que é isso, companheiro?
Dirigido por Bruno Barreto
Com Alan Arkin, Fernanda Torres e Pedro Cardoso
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil
Este é o maior sucesso entre os longas-metragens que tratam do período. Baseado no livro de Fernando Gabeira, concorreu ao Oscar de filme estrangeiro e é focado no episódio do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick.
Batismo de sangue
Dirigido por Helvécio Ratton
Com Caio Blat, Daniel de Oliveira e Cássio Gabus Mendes
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil
Baseado no livro homônimo de Frei Betto, lançado em 1983, o filme aborda a ação dos dominicanos em apoio à Ação Libertadora Nacional (ALN) e a crueldade da tortura. Um dos frades, Tito, suicidou-se em decorrência dos maus tratos infligidos pelo delegado Sérgio Fleury.
Cabra marcado para morrer
Dirigido por Eduardo Coutinho
Com Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar e Tite de Lemos
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
O documentário sobre a vida da família do camponês João Pedro Teixeira, assassinado por capangas de latifundiários em 1962, foi interrompido com o golpe em 1964. Retomado em 1981, depois de Coutinho ter escondido os negativos da repressão, o longa é um símbolo dos anos de chumbo e da volta da democracia.
Pra frente, Brasil
Dirigido por Roberto Farias
Com Reginaldo Faria, Antônio Fagundes e Cláudio Marzo
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil
Um dos primeiros longas-metragens sobre o tema, foi rodado ainda na ditadura, graças ao processo de abertura política. A trama de ficção retrata a repressão e o clima de euforia com a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México. O filme levou à demissão do então presidente da Embrafilme, Celso Amorim.
Fonte: CONTEE