A gigante do ramo de educação Kroton registrou lucro líquido de R$ 244 milhões no quarto trimestre de 2014, com forte avanço de 108,9% na comparação anual. Em 2014, o lucro foi de R$ 1 bilhão, com alta de 93,8%. O balanço do ano passado inclui os resultados da Anhanguera, após a fusão das duas companhias, o que impulsionou os números.

A receita líquida do período de outubro a dezembro de 2014 somou R$ 1,23 bilhão, 137 ,2% acima do ano imediatamente anterior. Nos 12 meses, a receita foi de R$ 3,7 7 bilhões, 87 ,2% maior.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ficou em R$ 356,4 milhões no trimestre, com alta de 119,6%, e somou R$ 1,35 bilhão no acumulado do ano, 92,8% de alta.

De acordo com o relatório da companhia, o processo de integração da Anhanguera evolui de forma consistente, incluindo a antecipação de projetos, com o objetivo de capturar os ganhos de eficiência com mais agilidade e amplitude.

Alunos

No fim do quarto trimestre de 2014, o número de alunos de ensino superior da Kroton, considerando graduação e pós­graduação, atingiu aproximadamente 987 mil alunos, uma queda de 3,8% sobre o trimestre anterior, explicado pela empresa pela sazonalidade do período. O número considera a base do ensino presencial e a distância.

Entre as duas modalidades, a presencial encerrou o trimestre com participação de 44,6% do número total de alunos, enquanto o ensino a distância foi responsável por 55,4% da base total de alunos.

A empresa destacou no negócio de graduação a entrada tardia de cerca de 10 mil alunos com a efetiva contratação do financiamento estudantil Fies realizada somente ao longo do quarto trimestre, além de

Transferências recebidas.

A Kroton afirma no relatório da administração que os processos de captação de rematrículas do primeiro semestre de 2015 seguem em andamento, com finalização prevista para o fim de abril.

Fies

No fim de 2014, a companhia registrou 258.7 94 alunos matriculados com contratos do Fies, crescimento de 12% em relação ao trimestre anterior.O avanço foi suportado pela efetiva adesão de aproximadamente 27 mil alunos, especialmente das instituições da Anhanguera, após finalizarem as etapas relacionadas ao processo de contratação do programa durante o trimestre.

Com isso, a penetração de alunos com o financiamento ficou em 61,2% da base de alunos de graduação presencial, ou 26,2% da base total de alunos de ensino superior.

Pronatec

A Kroton encerrou 2014 com 49 diferentes cursos no Pronatec, com duração entre 12 e 18 meses, em 87 instituições de ensino presencial.

Considerando todos os ciclos de captação realizados e a evasão registrada, a base média observada no trimestre foi de 36.888 alunos.