Em 2014 foram detectados cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil

Com o objetivo de conscientizar os homens e diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta no País decorrente do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado pela Vida trouxeram para o Brasil a campanha “Novembro Azul”, que surgiu na Austrália em 2003.

De acordo com informações da SBU, o câncer de próstata é o mais frequente no sexo masculino, perdendo somente para o câncer de pele. Estudos da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.

“Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente”, afirma Carlos Corradi Fonseca, presidente da SBU recomendando que “homens a partir de 50 anos procurem seu urologista. Aqueles com maior risco da doença (histórico familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos” alerta.

A realização de exames regulares e preventivos diminui em até 21% o índice de mortalidade pela doença.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Dúvidas:

- Quais são os exames para detectar a doença?

Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.

- Por que não posso só fazer o exame de sangue?

Porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.

- Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

• Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)

• Histórico familiar

• Raça (maior incidência entre os negros)

• Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos

• Sedentarismo

• Obesidade

- É possível prevenir?

Evitar a doença, não. Mas é possível diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura são de cerca de 90%.

- Quais são os sintomas?

Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.

- Quais são as opções de tratamento?

De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a “prostatectomia radical” é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.


Mais Lidas