Nesta segunda-feira (18/05), o presidente da Fepesp, Celso Napolitano, irá participar do programa Brasilianas.org em um debate sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Comandado pelo jornalista Luis Nassif, a atração terá ainda como convidados o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa, a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virgínia Barros, e o diretor do Grupo Ser Educacional, Antonio Carbonari Neto.

O programa vai ao ar na TV Brasil às 20h, ao vivo, O canal pode ser acessado em todo o país através de uma parabólica, do sinal da TV aberta ou por assinatura. Confira aqui como sintonizá-la na sua cidade.

Em uma forma de tornar mais eficiente o controle de gastos, o governo federal anunciou neste ano cortes de verbas públicas que são destinadas para custear o Fies. Entretanto, os repasses aos grupos educacionais privados continuam bilionários. Só em 2014, foram destinados 13,7 bilhões de reais para subsidiar as matrículas dos alunos. Em 2015, mesmo com o contingenciamento, o valor chegou a 15 bilhões. Apesar disso, os patrões se negam a conceder, aos professores e auxiliares de ensino, um reajuste salarial digno e que supere o índice de inflação acumulado no período.

Desde janeiro, é a Fepesp quem coordena a Campanha Salarial 2015 do ensino superior. De lá para cá, e depois de várias rodadas de negociação com os representantes dos grupos educacionais, o impasse para o reajuste continua. Além da pauta econômica, a federação também se preocupa para manter na mesa de negociações as cláusulas que garantam melhorias nas condições de trabalho desses profissionais.

O debate na TV Brasil, um canal público com inserção nacional, é uma ótima oportunidade para que a população seja confrontada com um novo ponto de vista sobre o tema do Fies. Afinal, bilhões de reais do dinheiro público estão sendo destinados a grupos privados que atuam no mercado da educação - alguns contam até com ações na Bolsa de Valores -, e não há uma exigência do MEC pela qualidade dos cursos oferecidos.

Serviço:

Programa Brasilianas.org

Tema: Fies

Apresentador: Luis Nassif (jornalista)

Convidados: Celso Napolitano (presidente da Fepesp), Luiz Claudio Costa (secretário-executivo do MEC), Vírginia Barros (presidente da UNE) e Antonio Carbonari Neto (diretor do Grupo Ser Educacional).

Quando: 18/05 (segunda-feira) - Horário: 20h (ao vivo)