O trabalho que se realiza pela organização de um Movimento Pedagógico Latino-americano é transversal a todas as atividades promovidas pela Internacional da Educação para a América Latina (Ieal). A sugestão do Comitê Regional da IE na América Latina tem sido organizar e consolidar o Movimento Pedagógico em cada um dos países latino-americanos. A maioria das organizações filiadas à IE se encontra nessa etapa.

Organizando consultas nacionais e promovendo a participação dos educadores e educadoras desde a sala de aula, o objetivo é orientar a formulação de uma proposta de política educativa alternativa à que vem sendo imposta pelo neoliberalismo através das instâncias financeiras internacionais, associadas aos governos nacionais (ambas as instâncias dispostas a promover uma reforma educativa regressiva, assim como a privatização e o comércio educativo).

O I Encontro: “Hacia un Movimiento Pedagógico Latinoamericano” se realizou em Bogotá, na Colômbia, de 5 a 7 de dezembro de 2011 e contou com a presença de 175 participantes. A agenda foi focada em três pontos principais:

1. definir as orientações para impulsionar a construção de um Movimento Pedagógico Latino-americano;

2. debater a incidência das políticas de privatização da educação no continente e como enfrentá-las;

3. avançar na organização e mobilização da comunidade educativa da América Latina pela defesa da educação pública.

O II Encontro: “Hacia un Movimiento Pedagógico Latinoamericano” se realizou em Recife, no Brasil, de 19 a 21 de setembro de 2013 e contou com a participação de 700 pessoas. Esse segundo encontro foi concluído com uma declaração organizada ao redor de três temas principais:

1. a defesa do direito social à educação pública;

2. a integração latino-americana;

3. as organizações sindicais com interlocutoras sociais.

A declaração termina pleiteando um plano de ação regional para avançar na instauração e manutenção do Movimento Pedagógico Latino-americano.

O III Encontro: “Hacia un Movimiento Pedagógico Latinoamericano”, a se realizar de 2 a 4 de dezembro em São José, na Costa Rica, contará com a participação de representantes de toda a América Latina e revisará o avanço que tem sido realizado no processo de instauração do movimento em cada um dos países da região. O encontro também definirá a estratégia e organização futura do Movimento Pedagógico Latino-americano promovido pelas organizações sindicais da educação filiadas à IE.