Realizado nos dias 26 e 27 de junho, no Balneário Camboriú-SC, o Sinpro-ABC participou com os diretores José Carlos Costa e Paulo Roberto Yamaçake do evento promovido pela CONTEE "Encontro da Educação Básica' que contou com várias mesas temáticas, como se segue : a) Apresentação da Campanha Nacional sobre Isonomia Salarial; b) Radiografia da Educação Infantil e Ensino Médio do Setor Privado do Brasil; c) Políticas Públicas para a Educação Infantil e Reflexos para o Setor Privado; d) O papel do FNE, o PNE e sua função social nas políticas para a Educação Infantil e Ensino Médio- A carreira docente na Educação Básica; e) Parâmetros de Qualidade da Educação Infantil e Novas Diretrizes Curriculares no Ensino Médio-reflexos na contratação de profissionais; f) Políticas Públicas para o Ensino Médio (PRONATEC: Brasil Profissionalizado e mudança curricular); e g) Princípios da Isonomia Salarial no Setor Privado da Educação. Destacamos a participação dos palestrantes das mesas, como a profa. Rita de Cássia Coelho (Secretaria de Educação Básica-MEC), profa. Jaqueline Passuch (Coordenadora do FMTE/MIEIB), profa.Dra. Marisa Zanoni Fernandes(UNIVALI-Universidade do Vale do Itajaí), prof. Heleno Araújo (coordenador do FNE), profa. Helena Costa de Freitas (presidente da ANFOPE) e Dr. Geraldo Sant'Ana (Consultor Jurídico da Contee).

Avaliamos como positiva a iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino-CONTEE-, por ter propiciado aos 82 sindicatos filiados a oportunidade de ter debatido, no mais alto nível, situações e temas tão relevantes quanto atuais, face ao momento educacional que o país atravessa e à iminente necessidade de aprovação dos Projetos de Lei dos Planos Estaduais, Distrital e Municipais (PEE, PDE e PME), cujo prazo expirou em 24 de junho mas, por enquanto, tivemos transformados em Lei somente em 6 dos 27 Estados e em 1.190 dos 5.570 Municípios brasileiros.

O documento final do Encontro e as Resoluções da Plenária Final serão divulgados assim que a Contee disponibilizá-los.

Paulo Roberto Yamaçake