Depois da aprovação quarta-feira (12) na Câmara, em segundo turno, do dispositivo que permite às empresas fazerem doações de campanhas aos partidos políticos, a luta contra o financiamento empresarial – uma das principais fontes de corrupção – deve concentrar forças agora no Senado. Isso porque a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 182/07), que estabelece novas regras para a política precisa passar pelo crivo dos senadores.

É importante também expor os deputados que modificaram suas posições e votaram contra a sociedade e a favor da interferência do poder econômico nas eleições (veja aqui). Além disso, embora a correlação de forças na Câmara dos Deputados tenha apontado para um grande retrocesso, continua sendo fundamental a continuidade da coleta de assinaturas físicas e virtuais de apoio ao projeto de Reforma Política Democrática da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Quanto maior o número de assinaturas, tanto físicas como virtuais, mais força ganha a proposta, o que é importante para enfraquecer a PEC que segue para o Senado. A assinatura de apoio pela internet pode ser feita pelo site Avaaz.