Kyra Piscitelli, Milena Buarque e Nicolás Lepratti

O jornalista e escritor Heródoto Barbeiro participou de um encontro com as imprensas e dirigentes dos sindicatos que integram a Fepesp na última terça-feira (27). Essa foi a segunda oportunidade em que jornalistas e as entidades puderam se reunir para debater os caminhos do jornalismo nos meios impressos e digitais. O primeiro encontro havia sido com o jornalista e especialista em mídias digitais Marcelo Soares, em julho.

Para Barbeiro, estamos em um momento de profundas mudanças na forma como fazemos notícia. “Uma coisa é revolução e outra é quebra de paradigmas”, disse, enfatizando o papel das mídias sociais nesse processo. “A internet mudou a plataforma de papel. Trata-se de uma crise conjuntural e estrutural.”

Com os inúmeros dados que surgem a cada segundo, as informações se dispersam rapidamente e, para conseguir transmitir as notícias, se faz necessária uma comunicação bem estruturada e inovadora. “Hoje, três bilhões de pessoas no mundo têm acesso à internet. Se antes estávamos à mercê de alguns oligopólios e recebíamos informações, agora somos emissores”, afirmou.

“Aproveitar a corrente da internet” foi uma das dicas que o jornalista deu para os sindicatos. “Cada sindicato precisa desenvolver os seus meios de comunicação”, disse Barbeiro, que em todo momento destacou a facilidade que temos em colocar nosso ponto de vista acessível para a maioria e assumir o papel de emissores.

Uma das dicas é investir em novos aplicativos específicos para cada tipo de produto jornalístico. O Periscope, por exemplo, auxilia na transmissão ao vivo de eventos. O WhatsApp, por outro lado, possibilita a criação de grupos, troca de notícias, a elaboração de reuniões de pauta e o diálogo entre dirigentes sindicais e professores.

Com relação aos sites e boletins, ele ressaltou a importância de as entidades separarem o que é informação do que é opinião, visto que a credibilidade - em um mundo de facilidades - é o que diferencia os conteúdos. “Deixando esses dois pontos separados, talvez atraia mais leitores, além de facilitar na leitura”, disse.

O encontro contou com a presença de mais de 30 pessoas e ocorreu na ‘Casa Verde’ do Sinpro São Paulo. Foi distribuído um livro do autor, 'Falar para liderar - Ninguém chega lá sem falar com eficiência’, que tem como tema a importância da comunicação oral como forma de convencimento e credibilidade.


Mais Lidas