Professores (as) definem reivindicações da Campanha Salarial 2016
Já no final do ano passado os 26 sindicatos ligados à FEPESP (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) iniciaram as discussões sobre a Campanha Salarial 2016. Nesta terça-feira (19/01) um passo importante foi dado: a construção da pauta de reivindicações para os professores e professoras do Ensino Básico, SESI/SENAI/SENAC e Superior, nas escolas particulares de todo o estado.
O SINPRO ABC, responsável pela categoria nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, que representa cerca de seis mil professores na região tem participado ativamente das discussões.
O texto final das reivindicações ainda não foi definido, no entanto, diversas propostas já foram aprovadas, principalmente no que diz respeito às conquistas sociais e questões econômicas. No período de março de 2015 a fevereiro de 2016, a inflação acumulada está projetada em torno de 10%, no mínimo. O índice do reajuste ainda não foi definido, no entanto, o valor deve contemplar a inflação acumulada e aumento real. Este índice será fechado, quando for divulgada a inflação de janeiro.
Outro item importante que já foi amplamente discutido na campanha salarial do ano passado foi a questão da hora tecnológica, que deve ser incluída na remuneração dos docentes, além de adicionais por tempo de serviço e por titulação.
Já no Ensino Superior a pauta de reivindicações prevê ainda a regulamentação do ensino a distância (EAD) e as tutorias.
Outras reivindicações:
- Manutenção dos direitos adquiridos na campanha passada
- Plano de carreira
- Limite de alunos por sala de aula
- 100% no pagamento de atividades extras
- Plano de saúde
- Assédio moral e de gênero
- Vale cultura
- PLR
- Piso Salarial
- Vale alimentação
SESI/SENAI
A Assembleia para construir a pauta de reivindicações no sistema está marcada para acontecer em todo o estado de São Paulo no dia 04 de fevereiro. Aqui na região do ABC as assembleias acontecerão na sede social do Sindicato dos Bancários, Rua Xavier de Toledo, 268 – Centro – Santo André. No período da manhã, às 8h30 e a tarde às 13h30.
Compareça para fortalecer a categoria e juntos construirmos nossa pauta de reivindicações. A participação dos professores e professores terá a falta abonada nos dois períodos.
SENAC
No SENAC , segundo o acordo coletivo que tem validade até 2017, neste ano serão discutidas somente as questões econômicas.