Movimentos cobram resposta sobre esquema de desvio em contratos para compra de alimentação

Escrito por: Vinicius Amaral e Vanessa Ramos da CUT-SP

A Frente Brasil Popular em São Paulo realiza ato, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na próxima terça-feira (23), a partir das 13h, para cobrar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso de fraude e superfaturamento em licitações na contratação da merenda distribuída nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

O escândalo envolvendo a merenda paulista está sendo investigado pela Operação Alba Branca, da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo.

Coordenador estadual da Central de Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim, explica que o grupo deverá acompanhar a sessão sobre o tema, prevista para o mesmo dia. As entidades propõem conversar com as lideranças partidárias.

Bonfim afirma, ainda, que “desde que foram iniciadas as investigações sobre o desvio da merenda, diversos nomes ligados ao governo já foram citados. A Alesp tem a obrigação de abrir essa CPI e dar uma resposta concreta à população. Caso isso não aconteça, vamos entender que os deputados que votarem contra, preferem omitir”, diz.

Para a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, "roubar merenda de nossas crianças é um crime inadmissível e injustificável. Vamos à Assembleia Legislativa para exigir a instalação imediata da CPI. Os culpados devem ser presos e seus bens confiscados", defende.

Professor Douglas Izzo, presidente da CUT São Paulo e coordenador da Frente Brasil Popular em SP, acredita que o governo paulista tem a obrigação de responder à sociedade sobre as denúncias de corrupção. “Trata de um problema gravíssimo envolvendo pessoas ligadas ao governador e ao chefe de gabinete do ex-secretário da educação”, ressalta.

A presidenta da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), Flávia Oliveira, explica que casos de corrupção nos últimos anos têm feito o movimento estudantil de São Paulo pensar em novas formas da política. "Mas, dessa vez, o descaso do governador nos chocou ainda mais, além de fechar salas de aula, não garantir o mínimo de qualidade, ainda desvia dinheiro da merenda das crianças que, por sua vez, tem uma única refeição ao dia, que é na escola".

Entenda o caso das merendas

Desde 19 de janeiro, quando foi deflagrado o caso de corrupção, a Operação Alba Branca vem investigando a ligação do presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB), e dos deputados federais Baleia Rossi (PMDB) e Nelson Marquezelli (PTB) e do deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SD) no esquema de desvio de recursos na merenda das escolas do Estado paulista. Reportagem da Carta Capital afirma que pelo menos R$ 25 milhões foram desviados dos cofres públicos.

Apura-se, ainda, possível envolvimento neste caso dos secretários da Casa Civil do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Edson Aparecido; da Agricultura, Arnaldo Jardim; de Logística e Transportes, Duarte Nogueira e do ex-secretário de Educação de SP, Herman Voorwald.