Com o tema Brasil: Democracia + Direitos, o 1° de Maio deste ano vai reunir os movimentos sociais, estudantis, de mulheres, negros, LGBT, intelectuais e artistas no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. O evento é organizado pela Frente Brasil Popular, que reúne movimentos sindicais e sociais. A Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) e todos os sindicatos integrantes convocam os professores, professoras, auxiliares de administração e técnicos de ensino a comparecer e defender direitos duramente conquistados em muitos anos de luta sindical.

O foco deste ano é a denuncia da possível retirada de direitos dos trabalhadores nesta onda conservadora que procura tomar o poder no país neste momento de crise política. “A gente sabe que há uma agenda conservadora. É por isso que representantes do setor empresarial como a FIESP e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) estão apoiando o impeachment”, disse Sérgio Nobre, Secretário-Geral da Central Única dos Trabalhadores.

Haverá atos e manifestações nas várias cidades que sediam os 26 sindicatos integrantes da Fepesp. Em São Paulo, a grande concentração deste 1º de Maio está marcada para as 10 horas do domingo com um momento inter-religioso, seguido pelo ato político, com a presença de lideranças partidárias e dos movimentos sociais e sindicais. Haverá também uma agenda cultural. Estão confirmadas as participações de Beth Carvalho, Martinho da Vila, Detonautas, Chico César e Luana Hansen para o ato cultural. Além de uma feira gastronômica, o evento terá unidades móveis de atendimento, atrações para as crianças e outros serviços à população.

“Este primeiro de maio é fundamental para manutenção dos todos os nossos direitos e para que a CLT não seja agredida", ressalta Celso Napolitano, presidente da Fepesp.

ABC

O Sindicato dos Professores do ABC convoca a categoria para as atividades que serão realizadas no próximo domingo. As comemorações estão sendo organizadas pela CUT regional e pelos sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores.

As comemorações começam às 09h com uma missa celebrada na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (Matriz de São Bernardo do Campo), praça da Matriz – Centro – SBC. Depois da missa, os trabalhadores e trabalhadoras seguirão em caminhada rumo ao ginásio poliesportivo Adib Moysés Dib, localizado na avenida Kennedy, 1155 – Parque Anchieta – São Bernardo do Campo. No local, durante todo o dia serão realizados atos políticos, sociais e atividades culturais.

O presidente do Sinpro ABC, José Jorge Maggio, ressalta que “este primeiro de maio será o dia dos trabalhadores irem para a rua, buscar seus direitos e garantir suas conquistas”. Segundo Maggio, na atual conjuntura política do País, o processo de impeachment que tramita no Senado, “não é contra a presidenta Dilma, mas sim contra toda a classe trabalhadora, já que os políticos neoliberais querem retirar os direitos trabalhistas conquistados com muito custo pelos trabalhadores e trabalhadoras”.