A luta feminina pela conquista de direitos é antiga. No entanto, o papel da mulher na sociedade nunca foi tão debatido como no momento atual. Pensando a democracia e a igualdade de gênero, acontece nesta semana o 2º Encontro de Mulheres da Educação.

Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o evento será realizado nos dias 5 e 6 de maio na região central de São Paulo.

Para Rita Fraga, coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia, o encontro acontece em um delicado momento da política brasileira, quando se discute o impedimento de uma presidenta eleita democraticamente, e uma possível diminuição dos direitos dos trabalhadores.

Entre os temas em discussão estão: a importância da democracia para as conquistas das mulheres e seus impactos sociais e políticos na sociedade; a participação das mulheres na política e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária; a igualdade de gênero na sala de aula; e Diversidade e Gênero – muito além de uma questão de homem-mulher.

“É de extrema importância que as trabalhadoras em educação, que fazem parte do processo de formação da sociedade, estejam sempre unidas e preparadas para a luta de seus direitos e na defesa da democracia. A nossa luta nunca cessa e é essencial”, diz Rita.

Serviço:

2º Encontro de Mulheres da Educação