Atenção docente: se você não recebeu PLR ou Abono Especial em 15 de outubro, denuncie!

15 de outubro foi a data limite para que os professores e professoras das escolas particulares recebessem o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ou o Abono Especial. Nos dois segmentos (Básico e Superior), os valores são diferenciados. Educação Básica: 12% e Ensino Superior: 21%.

A PLR ou o Abono Especial são importantes, pois fazem com que o reajuste seja uniforme para compor a massa salarial dos docentes durante a vigência do acordo coletivo.

Educação Básica:

Pagamento de 12% sobre o salário bruto de setembro. O acerto deveria ser feito até o dia 15 de outubro. Já a escola que não quis pagar a PLR/abono neste mês, o reajuste salarial foi diferenciado: 8% em março e 12,50% em setembro.

O Professor admitido a partir de julho/2016 não recebe o abono em outubro. Já o professor desligado até julho/2016 deveria ter recebido o abono de 12% sobre o salário de rescisão, como indenização. Caso o pagamento do abono ou PLR não tenha sido efetuado, ou os valores não foram pagos corretamente, denuncie ao SINPRO ABC. Sua identidade será preservada.

Ensino Superior:

Pagamento de 21% sobre o salário bruto de setembro. O acerto também deveria ter sido feito até o dia 15 de outubro. O Professor admitido a partir de julho/2016 não recebe o abono em outubro. Já o professor desligado até julho/2016 deveria ter recebido o abono de 21% sobre o salário de rescisão, como indenização. Caso o pagamento do abono ou PLR não tenha sido efetuado, denuncie ao sindicato.

SESI/SENAI:

Professores e professoras do SESI/SENAI não recebem a Participação nos Lucros e Resultados, nem o Abono Especial.


Mais Lidas