Educação S/A - Saúde Financeira do Ensino Superior Privado

A FEPESP - Federação dos Professores do Estado de São Paulo irá divulgar nesta terça feira,17 de maio, seu novo estudo sobre a Saúde financeira do Ensino Superior Privado. E que saúde: nosso estudo indica que nos ultimos quatro anos, de 2011 a 2015, a receita bruta das empresas de educação com capital aberto cresceu 328% - enquanto as condições de trabalho e os vencimentos dos docentes não avançaram, nem de perto, no mesmo ritmo.

O estudo será apresentado durante nova edição de Diálogos Fepesp, um encontro destinado a aprofundar a discussão de grandes temas da Educação. Nesta edição, serão apresentados dados completos em nova análise econômico-financeira das quatro empresas do setor da educação que têm capital aberto: Kroton (Anhanguera), Anima, Estácio e Ser.

O estudo, realizado com exclusividade por Oscar Malvessi (FGV), a pedido da Federação, dá continuidade à primeira análise financeira divulgada no ano passado sobre o período de 2010 a 2014. Os novos dados mostram que fusões dos grandes grupos e altas da mensalidades fazem da educação superior privada um bom negócio e que não foram acompanhadas de aumento das verbas destinadas aos seus docentes.

Extraídos dos balanços financeiros e notas explicativas divulgadas ao mercado pelas empresas, esta segunda análise traz números atualizados do período de 2011 a 2015.

Para debater o assunto, estarão à mesa Celso Napolitano, presidente da Fepesp, e Oscar Malvessi, doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e professor da instituição.

Sobre o ‘Diálogos’

O Diálogos Fepesp tem como objetivo qualificar os dirigentes dos 26 sindicatos que integram a base da Fepesp e debater temas ligados à educação, política e economia. Portanto, traz uma série de temas importantes para a categoria e também para a sociedade. Já passaram pelo ‘Diálogos’: João Guilherme Vargas Neto, consultor sindical; Helio Zylberstajn, presidente do Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho (IBRET) e livre docente na FEA/USP; Antonio Augusto de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP); Oscar Malvessi, professor da FGV-SP e consultor em administração de empresas; José Roberto de Toledo, jornalista e coordenador do Estadão Dados; Marcio Pochmann, economista e presidente da Fundação Perseu Abramo; e Paulo Sandroni, economista e professor da FGV-SP.

Sobre a Fepesp

A Federação dos Professores do Estado de São Paulo é formada por 26 sindicatos que representam 300 mil professores e professoras, auxiliares e técnicos de ensino da rede privada do ensino superior, educação básica, Sesi, Senai e Senac de todo o estado. Fundada em 1988, tem trabalhado no sentido de organizar e coordenar as lutas dos sindicatos para garantir maior força política na defesa dos interesses da categoria.