Grande ABC realiza Conferência Intermunicipal de Educação

Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à Educação de qualidade social, política, gratuita e laica. Esse é o objetivo da Conferência Intermunicipal de Educação do Grande ABC, realizada neste final de semana no campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC.

No encontro participaram representantes da área da educação dos sete municípios que compõem a região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Professores do ABC (SINPRO) e com a Universidade Federal do ABC.

Segundo o coordenador do Fórum Regional de Educação, Paulo Roberto Yamaçake, a realização desse evento é muito importante para a região, pois define os rumos da educação e consolida o Plano Nacional de Educação. “Nosso encontro delimita muito bem a forma e o conceito educacional no País, principalmente em nossa região, dando legitimidade ao movimento. Debater a educação é desafiador, pois através de nossas discussões, vamos traçar objetivos em comum nos sete municípios, ouvindo experiências e propondo práticas para a implementação do Sistema Nacional de Educação”, afirmou Yamaçake.

Já de acordo com o coordenador do Fórum Estadual de Educação de São Paulo, Reginaldo Soueiro, o grande ABC tem grande representatividade nacional, pois a região possui dois milhões e 700 mil habitantes e é o quarto PIB brasileiro. “Temos condições de ser referência para o Brasil, devido nossa importância e destaque no cenário educacional brasileiro. O que acontece aqui pode ser exemplo para os demais municípios que já preparam para a etapa estadual do encontro”, disse Soueiro.

Participaram da Conferência Intermunicipal de Educação do Grande ABC, 400 delegados, professores e professoras, representando os sete municípios da região, além dos convidados e debatedores: César Callegari, ex-secretário de Educação de São Paulo, docente da Faculdade SESI; Denise Carreira, jornalista, mestre e doutora em educação; Anatalina Lourenço, presidente do Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico racial e membro do Coletivo Anti Racial da CNTE (Conferência Nacional dos Trabalhadores em Educação); Ana Paula Corti, professora doutora do Instituto Federal de São Paulo e Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.