‘Future-se? A universidade pública entre impasses e promessas’ acontece no dia 12 de agosto a partir das 09h30

DEBATE FUTURESE

A Universidade Federal do ABC vai realizar no dia 12 de agosto o evento Future-se? A universidade pública entre impasses e promessas. O evento pretende debater a mais recente aposta do MEC, o programa Future-se, que aposta em um modelo de reestruturação do financiamento de universidades e institutos federais a partir do alinhamento a modelos de negócios e capital privados.

Estão previstas três mesas com educadores e pesquisadores de áreas que tangenciam a gestão e o financiamento das universidades públicas, bem como em estudos comparados internacionais.

No primeiro momento, das 9h às 10h30, os debatedores se unem acerca do tema “Universidade pública e conjuntura política”. Estarão presentes o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, o reitor da UFABC, Dácio Matheus e a professora da USP e ex-integrante da Sesu/MEC, Maria Paula Dallari Bucci. A mediação fica por conta da doutora em Ciência Política pela USP, Vanessa Elias de Oliveira.

Das 10h30 às 13h, os especialistas se debruçam sobre o tema “Gestão do Ensino Superior Brasileiro: contornos jurídicos, organizações sociais e comparações internacionais. Estarão presentes na mesa os pesquisadores Carolina Gabas Stuchi e Maria Caramez Carlotto (UFABC), Reginaldo Moraes (Unicamp). A mediação fica por conta do também professor da UFABC Salomão Ximenes.

Para encerrar o evento, das 15h às 17h30, os especialistas entram no tema “Financiamento do Ensino Superior: fontes de recursos próprios, fundos patrimoniais e outros modelos”. A discussão será feita pelos pesquisadores Otaviano Helene (USP), Marina Avelar (Norrag) e Mônica Schroder (UFABC). A mediação será de Fernando Cássio, também da UFABC.
Aberto e gratuito, o evento não requer inscrição. O debate acontecerá no Campus SBC, Bloco Beta, Auditório 5, que fica Alameda da Universidade, s/n – Anchieta, São Bernardo do Campo (SP).


Mais Lidas