09082021 conferenciaA Conferência Nacional Popular da Educação - CONAPE 2022 com o Tema- Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es. O Lema é: Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire.

Tem como objetivo mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do Plano Nacional de Educação e de um projeto de Estado que garanta educação pública de qualidade social para todas e todos, a fim de consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no País.

O Fórum Estadual de Educação – FEESP já mobilizou Municípios para realizarem as etapas municipais, intermunicipais, tendo em vista a realização da etapa estadual da CONAPE, a CONEPE 2021.

➡️Quem pode participar?

Profissionais da Educação tanto da rede pública quanto do setor privado, Sindicatos, Conselhos, Fóruns, Entidades, Movimentos de Educação, Familiares, Estudantes, etc.

➡️Quando?

Nos dias 27,28 e 29 de Agosto de 2021.

27/08 (sexta-feira) – Abertura, Intervenção Artística às 19h, Palestra Magna com a Profa. Selma Rocha e Iracema dos Santos Nascimento (a confirmar)

🗣️ 28/08 (sábado) – Discussão por Eixo, às 9h

📙 Quais eixos discutiremos? – Eixos I, II, III, IV e V.

EIXO I - Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira.

EIXO II - PNE, Planos decenais, SNE, políticas setoriais e direito à educação: desafios e lutas pelos direitos humanos e sociais, justiça social e inclusão, cooperação federativa e regime de colaboração, democratização (gestão, acesso e permanência), diversidade e participação popular;

EIXO III - Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

EIXO IV- Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

EIXO V - Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social.

🗣️ 29/08 (Domingo) – Plenária Final, às 9h
Plenária Final e Eleição de Delegados e delegadas para a CONEPE Estadual

➡️Como será nosso encontro? Virtual 💻

➡️Terá certificado de participação? Sim 🎓

FAÇA SUA INSCRIÇÃO ATÉ 22/08/2021 https://bit.ly/CONEPE2021 e vamos falar sobre a Conferência Estadual Popular de Educação 2021! Este é o momento de colocarmos a Educação como pauta prioritária, participe você também!