CARTA site

APRESENTAÇÃO:

A trajetória do SINPRO-ABC, iniciada em 1986, traz uma história de lutas e resistências que resultou em muitas conquistas para a categoria. Conquistas essas que só surgiram graças ao poder de organização dos professores e professoras que sempre acreditaram no Sindicato dos Professores do ABC como o verdadeiro instrumento de luta e regulamentação do trabalho docente.
Desde 2017 o movimento sindical vem sofrendo um verdadeiro ataque à sua estrutura. A Reforma Trabalhista eliminou em parte sua sustentação financeira e, desde então, seguidas derrotas na justiça pretendiam deixar as entidades sindicais imobilizadas. Contudo o SINPRO-ABC não se furtou ao seu chamado, continuamos erguidos e aguerridos na defesa dos professores e professoras e na defesa dos direitos que, com muita luta, conquistamos.
Sobrevivemos ao pior governo da história republicana do país e não nos calamos, cerramos fileiras com os indignados ante as gestões destrutivas e genocidas que governaram o país entre 2016 a 2022.
Durante a pandemia de Covid-19, o SINPRO ABC protagonizou a luta pela vacinação dos professores e professoras e conquistamos a inserção da classe no grupo prioritário, protegendo a integridade física dos profissionais.
Em 2023, uma vitória, as forças democráticas unidas venceram o ódio e o processo de reconstrução do país teve início, e como era de se esperar, o SINPRO-ABC se colocou como vanguarda nesse processo.
Demonstrando nossa vocação democrática e nossa defesa do Estado de Direitos, em agosto de 2023 o SINPRO-ABC realizou sua comissão eleitoral, com ampla participação da base, representantes e observadores externos e, de forma exemplar, apresenta a Chapa 1 – “UNIR E AVANÇAR”, com uma incrível e histórica renovação no quadro de candidatos superior a 40%:

Airton Fernandes Paes Junior, Colégio Vésper
Vandré Kopcak, SESI 166 e Anhanguera
Vitor Prestes Luzio, SESI 166

PROPOSTAS

- Lutar contra a reforma do novo ensino médio aprovada no Governo Temer.
- Defesa de um ensino médio discutido e amplamente debatido com a comunidade escolar;
- Afirmar a educação pública como direito social e não como necessidade de reprodução social do capital.
- Atuar em instâncias como Conselhos, Fóruns e Comissões ligadas ao ramo de educação.
- Lutar pela criação de um Sistema Nacional de Educação.

TRABALHO
- Defesa das Convenções Coletivas e das cláusulas sociais.
- Defesa de direitos históricos como bolsa de estudos para filhos de professores e professoras, recesso e férias ininterruptas de 30 dias cada.
- Lutar por uma política de aumento real e PLR/Abono para toda a categoria.
- Lutar pelo aumento da hora/atividade.
- Lutar pela regulamentação da hora/tecnológica e da elaboração de provas/laudos.
- Regulamentação dos canais de comunicação escola/professor como: e-mail, whatsapp e outros, em relação a dias e horários de envio de mensagens.
- Lutar pela instituição do Piso Salarial na Educação Superior e pela regulamentação da educação privada.
- Ampliar o número de delegados representantes, intensificando a organização por local de trabalho.
- Lutar contra a homofobia, misoginia, racismo, capacitismo e toda e qualquer discriminação no ambiente escolar e social.
- Lutar e defender a organização sindical, valorizando o trabalho de base.
- Lutar pelo fim do trabalho análogo a escravidão com punição exemplar aos responsáveis, pelo fim da terceirização ilimitada.
- Lutar e defender a ciência e as pesquisas em saúde física e mental dos professores e professoras.

POLÍTICA INTERNA
- Fortalecer o debate de um projeto nacional de desenvolvimento, demarcando os interesses da classe trabalhadora.
- Lutar pela reestatização de empresas públicas privatizadas e impedir novas privatizações;aLutar pela Reforma Agrária.
- Revogação de todas as medidas de Temer e Bolsonaro (reformas trabalhistas, terceirização, previdenciária, etc).
- Defender verbas públicas apenas para a educação pública e para o SUS.
- Lutar contra a redução da maioridade penal e contra a possibilidade de transformar os presídios em empresas.
- Lutar pela preservação do meio ambiente, dos biomas, contra o marco temporal e em defesa dos povos originários e quilombolas.
- Lutar pela cobrança do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF)

POLÍTICA EXTERNA
- Defender a soberania de todos os povos e contra qualquer tipo de guerra e desigualdade social no mundo.