Números traduzem seriedade e intensidade nas relações com a base. O SINPRO ABC está diariamente nas escolas, em busca de melhores condições de trabalho para os professores

Ao longo de 2012, o Sindicato dos Professores do ABC realizou uma série de ações junto aos docentes da região com intuito de defender os direitos e melhorar as condições de trabalho da categoria. Somente no ano passado, R$ 4.322.910,27 foram devolvidos aos profissionais da base por meio de ações judiciais iniciadas pelo SINPRO ABC. O valor é fruto da atuação intensa do Sindicato que cobra,  incisivamente, o cumprimento da Convenção Coletiva.

Proximidade
Outro ponto de destaque em 2012 foi o estreitamento nas relações entre o Sindicato e os  docentes. Segundo o secretário de Organização de Base do SINPRO ABC, professor Nelson Bertarello, “foram mais de 660 visitas a escolas, da educação infantil ao nível superior, durante o ano passado”. Representante dos três segmentos, o SINPRO esteve por 342 vezes em instituições do Ensino Básico, 230 em faculdades e universidades da região e 96 nas escolas da rede Sesi Senai.

“Estamos na sala dos professores para averiguar se as instituições cumprem as determinações das Convenções Coletivas, ouvir as observações dos docentes e responder às dúvidas da base”, esclarece Bertarello, “dentre as 668 visitas realizadas em 2012, 22  foram em decorrência de denúncias e outras para levar aos profissionais os resultados de 30 pré-fiscalizações, 13 mesas redondas e 8 foros conciliatórios”. De acordo com o dirigente, as denúncias mais recorrentes dizem respeito ao não pagamento de PLR, diferenças salariais devidas aos professores mensalistas que dobram período, não pagamento de horas extras, não observância do recesso escolar por parte das empresas, atraso no pagamento de férias e atraso nos depósitos de FGTS.

A partir das denúncias recebidas em visitas, por telefone ou por meios eletrônicos, o Departamento Jurídico é acionado e faz os devidos encaminhamentos legais.
Outro componente importante no funcionamento do Sindicato é o delegado sindical. Em 2012, 17 professores foram eleitos pelo voto dos companheiros de trabalho, em diversas instituições de ensino, e atuarão como auxiliares na relação entre o SINPRO e os profissionais das instituições.

Fortaleça a categoria
Professor, para fortalecer a luta do Sindicato e contribuir com os avanços em defesa da  categoria, filie-se.
A associação pode ser feita de diversas formas:
- Durante as visitas, peça sua ficha aos diretores e funcionários do SINPRO ABC;
- Por meio do canal Sindicalize-se do site www.sinpro-abc.org.br;
- Pessoalmente na sede do SINPRO ABC (rua Pirituba, 61/65, bairro Casa Branca, Santo André).

O filiado ao SINPRO ABC tem direito a atendimento jurídico, descontos em hotéis, clínicas, farmácias, lojas, entre outros estabelecimentos.

Conheça mais sobre a atuação do Sindicato e a lista completa dos parceiros em nosso site ou nas redes sociais (www.facebook.com/sinproabc, www.twitter.com/sinproabc e agora com canal no youtube.com/sinproabc).

Se preferir, o associado pode entrar em contato por telefone (4994- 0700) e denunciar quaisquer irregularidades, sem a necessidade de identificação.