O Sindicato dos Professores do ABC começa a distribuir a professores e auxiliares de ensino superior e professores do Sesi e Senai os primeiros materiais informativos da Campanha Salarial 2013. São três boletins – um para cada segmento - com detalhes das reivindicações e os desafios das negociações, que começam em fevereiro.

Além dos periódicos impressos, a categoria vai contar com o Blog da Campanha, a partir de fevereiro. Nele os professores poderão interagir, ter acesso a notícias sempre atualizadas e receber boletins ao final de cada rodada de negociação.

Coordenada pela Fepesp, a Campanha Salarial envolve o SINPRO ABC e outros vinte e três sindicatos, representando quase 90% de todos os professores da rede privada no Estado de São Paulo.

As negociações deste ano abrangem apenas o ensino superior e o Sesi e Senai. Na educação básica, a Convenção Coletiva foi assinada por dois anos e o reajuste em 2013 já está garantido: reposição da inflação, 2% de aumento real e 24% de Participação nos Lucros.

Reivindicações
Reposição integral da inflação, aumento real de 3% e participação nos lucros ou resultados compõem as principais reivindicações salariais. No âmbito das condições de trabalho e direitos coletivos, as pautas são diferentes e procuram responder às questões específicas de cada segmento da categoria.

A pauta dos professores de ensino superior, por exemplo, prevê remuneração pelo uso de novas tecnologias na educação, regulamentação da aula a distância e adicional por titulação, entre outras .

Já no Sesi e Senai, os professores querem pagamento pelo trabalho extraclasse e condições para a sua execução, plano de carreira e recesso de trinta dias, sem convocação para cursos e atividades.

Todas as propostas foram definidas pelos professores, em assembleias realizadas no final de 2012 nos vinte e quatro sindicatos que integram a Fepesp. As deliberações foram depois integradas e deram origem às pautas que agora serão apresentadas aos patrões.