Projeto prevê câmeras em escolas para reduzir violência

Escolas públicas e particulares de educação básica terão que instalar câmeras de vídeo-monitoramento, caso seja aprovado o Projeto de Lei do Senado 88/2014, de autoria do senador Jorge Afonso Argello (senador Gim – PTB-DF).

De acordo com o parlamentar, o objetivo é “coibir a violência nas escolas que vem crescendo nos últimos anos” .

Na justificativa do projeto, o senador cita o tráfico de drogas, a formação de gangues, assaltos, agressão física e moral a professores, funcionários e alunos e atendados à vida entre os crimes que ocorrem na rede de ensino.

Gim acredita que a medida poderá reprimir brigas, bullying e danos ao patrimônio das escolas. Segundo ele, as medidas de natureza pedagógica e assistencial têm eficácia reduzida e o reforço do policiamento próximo às escolas, embora necessário não é suficiente e adequado para conter a violência dentro dos estabelecimentos de ensino.

O texto está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.

Fonte: Senado Federal.