De hoje (3) até o próximo dia 10, as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) continuam a promover uma série de atos inseridos na mobilização da Coalizão em Defesa da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, da qual faz parte a Contee.

Durante os atos será lançado o livro “A OAB e a Reforma Política Democrática” organizado por Aldo Arantes, Cezar Britto, Cláudio Pereira de Souza Neto e Marcelo Lavenère. Além disso, os encontros visam debater o Projeto de Iniciativa Popular da Reforma Política, o qual, entre outros pontos, debruça-se sobre questões como a proibição do financiamento de campanha por empresas e o fortalecimento dos instrumentos da democracia direta, com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

Nos atos também será feito o planejamento da coleta de assinaturas de apoio ao Projeto de Iniciativa Popular, com a definição de metas, e debatida a organização ou consolidação das Coalizões estaduais.

Para a Contee, a reforma política é uma pauta essencial, a qual deve englobar todas as questões relacionadas ao sistema político, como o financiamento público de campanhas, a sub-representação das mulheres, indígenas e negros no parlamento e a importância de mecanismos democráticos, incluindo a participação em conselhos e a construção de referendos e plebiscitos, que permitam ao povo participar das decisões políticas de forma efetiva.