foto agenda site

Considerada um Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, a Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros e em mais de 3.400 mil municípios, segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica. Devido a sua principal localização ser litorânea, as baixas e médias latitudes a tornam uma floresta úmida e quente, contribuindo para fauna e flora diversa e desenvolvida.

Toda essa diversidade já esteve presente em 15% do território brasileiro com área equivalente a 1.306.421 Km2. A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), informa que atualmente a mata registra menos de 8%, remanescentes, totalizando 102.000 Km2.

Essa perda de área florestal iniciou com as explorações da colonização e, depois, pelo cultivo de monoculturas causando o empobrecimento do solo com cultivos da soja, café e cana-de-açúcar.

foto agenda site2A Mata Atlântica tem, ainda um papel de destaque para a nossa preservação hídrica, fornecendo água para sete das nove maiores bacias hidrográficas nacionais. Em seu bioma passam rios, como: Tietê, Paraná, São Francisco e o Rio Doce. Além disso, a floresta abriga a espécie pau-brasil, origem do nome do nosso país.

No ABC temos a floresta tropical sempre ao nosso redor, em São Bernardo do Campo, a prefeitura informa que a mata faz parte de 46,81% do seu território. A cidade é uma das poucas de São Paulo que ainda apresenta mais de 40% da floresta preservada.

 

 


Mais Lidas