Conforme noticiamos na edição 350 do boletim O Professor, a Federação dos Professores do Estado de São Paulo, a Fepesp, participou da CPI do Ensino Superior, na Assembleia Legislativa, no dia 31 de agosto. Na ocasião, representantes da Federação falaram dos desmandos patronais e entregaram um dossiê com as irregularidades da Uniban e da Uniesp. Para Celso Napolitano, presidente da Fepesp, as metas dos órgãos de fiscalização devem ser a qualidade do ensino e o respeito aos trabalhadores dessas empresas.
Na CPI, membros da Fepesp cobraram mudanças na composição do Conselho Estadual de Educação e exemplificaram com o caso do advogado da Uniban, Décio Lencioni, que integra a Câmara de Educação Superior e a Comissão de Legislação e Normas do CEE. Para a Fepesp, é preciso que haja representação de todos os atores educacionais nessas comissões e não somente das empresas.
Celso Giglio (PSDB), presidente da CPI, comprometeu-se a estudar a proposta da Federação e solicitou ajuda da entidade para preparar um projeto que altere a forma de composição do órgão, uma vez que os nomes, atualmente, dependem da indicação do governador do estado.
O SINPRO ABC, em parceria com a Fepesp, acompanhará os desdobramentos da CPI do Ensino Superior e não cessará a luta pela valorização dos profissionais da educação.