Reajuste salarial em 8% é aprovado em assembleia estadual, entretanto o Sesi/Senai rebaixa proposta para apenas 5,47%

R etrocesso na campanha salarial da rede Sesi/Senai. Representantes da instituição voltaram atrás e desrespeitaram a decisão da assembleia estadual dos professores, realizada no dia 3 de abril, na avenida Paulista. Na ocasião, docentes do ABC e de outros 21 sindicatos aprovaram o reajuste salarial de 8% (foto ao lado).
Quando tudo parecia caminhar para um desfecho positivo, veio o banho de água fria. Em reunião ocorrida no dia 9, o Sesi/Senai não negociou a reivindicação de equiparação salarial entre profissionais da educação fundamental (veja quadro ao lado) e do ensino médio. No dia seguinte, na DRT, seguiu o silêncio  sobre o tema ‘equiparação’ e foi rebaixada a proposta de reajuste para 5,47%, que corresponde apenas à inflação do período medida pelo INPC, sem aumento real. “Com esse retrocesso, os sindicatos não assinaram o acordo”, declara o presidente do SINPRO ABC, José Jorge Maggio. “Alertamos a todos os professores que fiquem atentos aos chamados para assembleia ou outras atividades. O Sesi já demonstrou que as próximas campanhas serão pautadas pela retirada de direitos”, completa Maggio. “Vamos seguir mobilizados para assegurar o cumprimento dos nossos direitos e não permitiremos que alterem negativamente questões como o recesso escolar, por exemplo”, acrescenta o professor Aloísio Alves, diretor do Sindicato.
O SINPRO ABC, a Federação dos Professores (Fepesp) e os demais sindicatos pressionarão o Sesi para que sejam retomadas as negociações e o índice de 8% seja aplicado. Os docentes cobrarão, também, o debate pela equiparação salarial ou aplicação de 10% de reajuste para todos. Vale relembrar que a campanha salarial 2012 restringe-se às cláusulas econômicas, uma vez que as questões sociais valem até 2013.
Retrocesso na campanha salarial da rede Sesi/Senai.

tabelasesi