Em cerimônia realizada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (14), a nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE) tomou posse para dar início à gestão 2015-2017. A paulista Carina Vitral, estudante do curso de economia da PUC-SP, assume o lugar da pernambucana Vic Barros, marcando a primeira transição entre mulheres na presidência da entidade. É também a primeira vez que a UNE terá duas mulheres nos cargos mais altos da instituição, a vice-presidente é a estudante Moara Sabóia, aluna da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao discursar, Carina, que tem 27 anos, comentou sobre os cortes de R$ 9,42 bilhões feitos neste ano no setor da educação e a crise de representatividade que assola o governo. “Nós repudiamos os cortes na educação. Educação é o passaporte para o futuro. Precisamos garantir verbas para a consolidação das universidades federais, e lutamos contra o aumento dos juros do Fies, pela implementação dos 10% do PIB para a educação e a implementação do Plano Nacional de Educação”, disse.

A expectativa é a de uma gestão da UNE bastante mobilizada após a realização do maior Congresso da entidade em todos os tempos, com mais de dois milhões de universitários em sua etapa preparatória. Na plenária final do evento, foi realizada a votação que definiu a nova presidência e diretoria da UNE, composta por 85 estudantes de universidades em todas as regiões do país.

O senador Lindenbergh Farias (PT-RJ), que também já presidiu a instituição, ressaltou o momento obscuro que vive o país. “A nova diretoria da UNE entra em um momento complicado da vida nacional. Mas a UNE sempre apareceu nestes momentos: na luta pelo ‘O Petróleo é Nosso’ e na resistência à ditadura militar. A tarefa da UNE é gigantesca neste momento da vida política brasileira. Tem que ir atrás dos sindicatos, da OAB e rechaçar todas as formas de golpe que estão em curso para derrubar a presidente que foi eleita democraticamente, e barrar o Eduardo Cunha”, disse.

A presidente disse que, sob seu mandato, a entidade não marchará ao lado de pessoas que querem aproveitar a crise econômica e fazer com que o país ande para trás. “O lado dos estudantes é o lado da democracia. Não contribuiremos com o golpe em curso no país.”

A cerimônia de posse contou com a presença dos novos diretores, autoridades e líderes de outros movimentos sociais. Para Orlando Silva, ex-vice-presidente da instituição, a nova diretoria da UNE reflete o Brasil. “Estudantes negros e pobres estão aqui. Isso foi alcançado graças ao presidente Lula que abriu a universidades para que todas as pessoas pudessem estudar.”

O novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Lehrer, também esteve presente e ressaltou o atual contexto da universidade no mundo. “Estamos num contexto em que o futuro da humanidade depende de termos um novo horizonte para a ciência, a cultura e a arte. Temos que pensar em uma nova forma civilizatória da educação”, disse.

A Fepesp está e estará sempre aberta ao diálogo e à cooperação com a UNE para o fortalecimento da educação no Brasil.

Fonte: Fepesp