“Olimpíadas” é tema da agenda do professor para 2016

De 5 a 21 de agosto do ano que vem serão realizados os jogos olímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de 10.500 atletas de 205 países. Esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos vão acontecer em uma cidade da América do Sul e o Brasil será o grande anfitrião da festa.

Em 17 dias serão disputadas 306 provas com medalhas, sendo 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas em 42 modalidades esportivas.

Para celebrar e homenagear o “grande evento”, o SINPRO ABC, Sindicato dos Professores do ABC, terá as Olimpíadas como tema da agenda do professor 2016.

De acordo com a direção do sindicato, este é o momento para chamarmos a atenção do mundo, do povo brasileiro e da categoria para a importância do esporte na formação e educação do ser humano.

Por esse motivo a agenda do professor 2016, será bastante útil no dia a dia do profissional da educação, trazendo não somente o histórico e peculiaridades dos jogos olímpicos, mas também os grandes acontecimentos da história e sua influência na realização deste evento mundial esportivo.

Novidades

Na realização dos Jogos Olímpicos 2016, na cidade do Rio de Janeiro, teremos duas novidades nas modalidades esportivas: Golfe, que volta aos jogos, depois de 112 anos e Rugby, que também volta a ser competido nos jogos, depois de 92 anos.

A realização destes dois esportes mais as outras 40 modalidades serão disputadas em 33 locais de competições espalhados por quatro regiões da cidade: Deodoro, Maracanã, Barra e Copacabana.

Ao todo serão vendidos 7,5 milhões de ingressos, sendo 3,8 milhões com valores inferiores a R$ 70.

Histórico dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos são originários da Grécia antiga, com a realização de eventos atléticos entre representantes de várias cidades do País.

A origem da competição se deu através de mistérios e lendas. Um dos mitos mais populares identifica Hércules e Zeus, seu pai, como os idealizadores dos Jogos.

Segundo a lenda, foi Hércules que primeiro chamou os Jogos "Olímpicos" e estabeleceu o costume de realiza-los a cada quatro anos.

A data mais provável para o início dos Jogos é 776 A.C., que é baseada em inscrições, encontradas em Olímpia, dos vencedores de uma corrida a pé realizada a cada quatro anos.

Os Jogos da Era Moderna

A primeira tentativa relevante em trazer de volta os antigos Jogos Olímpicos foi a “L'Olympiade de la République”, um festival olímpico nacional realizado anualmente (1796 a 1798) na França. A competição incluiu várias modalidades dos antigos Jogos Olímpicos Gregos.

Já o interesse grego em reviver os Jogos Olímpicos começou com a guerra de independência da Grécia do Império Otomano em 1821.

Evangelis Zappas, um rico filantropo grego, escreveu pela primeira vez ao Rei Otto da Grécia, em 1856, ofertando fundos para financiar o renascimento permanente dos Jogos Olímpicos. Ele patrocinou os primeiros Jogos em 1859, que foram realizados na cidade de Atenas. Participaram atletas da Grécia e do Império Otomano. Zappas financiou também a restauração do antigo Estádio Panathinaiko para que pudesse acolher todas as competições.

O Estádio sediou Jogos Olímpicos em 1870 e em 1875.

Em 1890, depois de assistir aos Jogos Anuais da Sociedade Olímpica de Wenlock (Inglaterra), o Barão Pierre de Coubertin se inspirou em fundar o Comitê Olímpico Internacional, criado em 23/06/1894, em Paris. O primeiro “Jogos Olímpicos” da era moderna sob o comando do Comitê Olímpico internacional aconteceu em 1896 na cidade de Atenas (Grécia).

Cidades que já foram sede de Jogos Olímpicos

2008 - XXIX Olimpíada - Pequim, China

2012 - XXX Olimpíada - Londres, Reino Unido

2016 – XXXI Olimpíada – Rio de Janeiro, Brasil

Rio ganha Olimpíadas de 2016 e Brasil entra no calendário oficial dos Jogos Olímpicos

Esta é a primeira vez que uma Olimpíada será realizada no Brasil. Na Era Moderna, já foram realizados 15 jogos na Europa, cinco na América do Norte e Central, dois na Ásia e dois na Oceania. Depois de três tentativas, o Brasil finalmente ganhou a disputa pela sede dos Jogos Olímpicos.

A eleição do COI para escolher a sede das Olimpíadas de 2016 terminou apenas no terceiro turno. Na última votação, a candidata brasileira recebeu 66 votos, contra 32 de Madri (Espanha).

Com a vitória, o Rio se tornou a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada.

A caminhada brasileira rumo à sede se iniciou em 1992, com a campanha de Brasília para abrigar os Jogos de 2000. O Rio de Janeiro entrou na disputa duas vezes, 2004 e 2012, antes de ser vencedor.

Informações sobre a agenda do professor 2016

Na agenda 2016, além do calendário e das anotações diárias, o professor vai conferir informações diferenciadas sobre as “Olimpíadas” como: Atenas, a primeira cidade dos jogos olímpicos, curiosidades dos jogos, olimpíadas paraolímpicas, Hitler e o negro nas olimpíadas, massacre de Munique, participação das mulheres nos jogos olímpicos, protesto dos negros nas olimpíadas, medalhas conquistadas pelo Brasil e as músicas temas dos jogos olímpicos.

Distribuição

A agenda do professor 2016 começa a ser distribuída em de setembro nas escolas e Universidades particulares de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A distribuição é feita aos professores sindicalizados, gratuitamente. Quem ainda não é sindicalizado, poderá ficar sócio do SINPRO ABC e receber a agenda do professor 2016 com o tema “Olimpíadas”.

Para você professor (a) ficar sócio (a) do SINPRO ABC, basta preencher a ficha de adesão com as sindicalizadoras que visitam as escolas, ou ainda diretamente na sede do sindicato. Rua Pirituba – 65 – Casa Branca – Santo André – 4994.0700.