Por: Karen Marchetti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Deputados estaduais da Região já se articulam para evitar que 17 escolas sejam fechadas no ABCD diante da “reestruturação” da rede pública de ensino proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O levantamento de unidades que podem parar de funcionar foi realizado pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino do Estado de São Paulo). Até o momento, apenas o parlamentar Orlando Morando (PSDB) saiu em defesa da proposta, que preocupa pais, alunos e professores.

Para o deputado Teonilio Barba (PT), a gestão tucana no Estado tem sucateado a educação pública. “O PSDB vem acabando com a educação. Isso há mais de 20 anos. Nesse último ano temos uma sequência de péssimas propostas, com o fechamento de salas de aula, fim do ensino em período noturno e superlotação. Fazer economia em educação é uma coisa terrível.”

Os deputados Atila Jacomussi (PcdoB) e Vanessa Damo (PMDB) também protocolaram requerimentos solicitando a reversão da decisão e a reformulação da proposta anunciada.

“Não vamos permitir o fechamento de escolas. Temos é que lutar pela abertura de mais unidades e pela melhoria na qualidade do ensino oferecido pelo Estado”, disse Jacomussi.

“Pais estão nos procurando pedindo ajuda, pois estão preocupados com o futuro de seus filhos. Como mãe, entendo bem a preocupação. Infelizmente, essa mudança irá afetar diretamente as famílias”, afirmou Vanessa.

Tucano apoia

Enquanto os demais deputados da Região buscam impedir que as escolas sejam fechadas, Orlando Morando, em entrevista à Rádio ABC, admitiu que a “reestruturação” proposta pelo governador tem o objetivo de “cortar gastos”. Ainda de acordo com o deputado tucano, a medida apresentada irá “potencializar” o ensino público estadual, mesmo com as reclamações de pais, estudantes e educadores.

“Alguns bairros têm duas ou três escolas; é natural que essa ociosidade que se criou nessa escola, que poderá vir a ser fechada, será reorganizada numa escola próxima. É um processo buscando potencializar. O Estado está buscando, em todas as frentes, otimizar gastos e essa é uma da forma de buscar a otimização”, disse o deputado estadual na manhã desta quinta-feira (08/10).


Mais Lidas