Por: Gislayne Jacinto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Vereadores são procurados pela população, preocupada com a "reestruturação" proposta por Alckmin

Bete Siraque é autora de requerimento sobre audiência pública. Foto: Rodrigo Pinto

A Câmara de Santo André aprovou nesta quinta-feira (08/10) a realização de audiência pública para que o Estado esclareça o que tem chamado de “reestruturação” da rede pública de ensino, que pode fechar escolas na cidade, de acordo com a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). A Câmara também aprovou requerimento de autoria da bancada do PT em que exige explicações do governador Geraldo Alckmin (PSDB), diante dos questionamentos de pais, alunos e professores.

“O Estado terá de se posicionar oficialmente sobre a questão do fechamento das escolas. A sociedade merece uma explicação”, afirmou a vereadora Bete Siraque (PT), que foi procurada por estudantes contrários à proposta, que pode fechar a Escola Estadual Doutor Américo Brasiliense.

Em Santo André, o fechamento das escolas gerou nesta semana protestos de alunos e professores. As unidades que constam da lista da Apeoesp e podem deixar de funcionar, além do Américo Brasiliense, são escolas estaduais Valdomiro Silveira, Sérgio Milliet Costa e Silva, Adamastor de Carvalho, Professora Carlina Caçapava de Melo e Celso Gama.

Alckmin anunciou no final de setembro que a partir do próximo ano será feita uma “reestruturação na rede estadual de ensino”. Uma das mudanças será separar fisicamente as escolas de Ensino Fundamental das escolas de Ensino Médio, o que poderá resultar em salas de aula superlotadas e fechamento de unidades escolares. Além disso, existe a preocupação com o fim de turmas do período noturno.

Confira as escolas que podem ser fechadas em Santo André

EE. VALDOMIRO SILVEIRA

EE. DR. AMÉRICO BRASILIENSE

EE. SÉRGIO MILLIET COSTA E SILVA

EE. ADAMASTOR DE CARVALHO

EE. PROFa CARLINA CAÇAPAVA DE MELLO

EE. DR. CELSO GAMA


Mais Lidas