O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados dos cartórios eleitorais do estado, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e assinatura digitalizada.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

O cadastramento já pode ser feito em todo o Estado de São Paulo, porém sem obrigatoriedade.

O atendimento nos cartórios eleitorais é realizado exclusivamente por agendamento. O objetivo é evitar filas e demora no atendimento.

Nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo (Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo - Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Luz) o agendamento não é necessário.

Confira os documentos necessários para o atendimento:

•RG original, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou certidão de nascimento ou casamento. ATENÇÃO: Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por não conter nacionalidade/naturalidade; o passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação; o documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha nomes completos; •comprovante de endereço, em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente); •comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos), para o primeiro título.

Mais informações: Central de Atendimento ao Eleitor: 148