O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) lança no próximo mês a cartilha “Eleições Municipais de 2016: orientação a candidatos e eleitores”, como contribuição para o resgate da participação cívica no processo eleitoral e, assim, valorizar a consciência política e o fortalecer a democracia.

A publicação se alinha com a estratégia da entidade de valorização do voto consciente e também inclui a luta pela equidade nas disputas eleitorais e a defesa da ética na política e da transparência no exercício de funções públicas.

Além disso, a cartilha tem como objetivo proporcionar uma visão global das etapas da campanha eleitoral, as motivações dos candidatos a ingressarem na vida pública, a leitura mais crítica dos veículos de comunicação, as formas de financiamento de campanha, a formação de divulgação e prestação de contas até a legislação eleitoral com regras de propaganda eleitoral e suas vedações legais, além do calendário com os principais eventos do processo eleitoral.

O DIAP conta também com outras três publicações sobre eleições: “Manual do candidato”, editado em 2008 por encomenda da ANABB – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, “Eleições Gerais de 2010: orientação a candidatos e eleitores” e “Eleições Gerais de 2014: orientação a candidatos eleitores”.

O Sindicato dos Professores do ABC ressalta que, nessas eleições, é importante que sejam eleitos vereadores e prefeitos comprometidos com a educação e com uma sociedade igualitária e justa. A Confederação defende que as politicas públicas para a população devem ser atendidas e esse processo começa nos municípios.

Com informações do DIAP.