Fique de olho no pagamento do seu 13º salário

De acordo com um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE), o pagamento do 13º salário deve injetar R$ 196,7 bilhões na economia neste ano. Este montante representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e será pago aos trabalhadores do mercado formal, incluindo empregados domésticos, beneficiários da Previdência Social e aposentados.

No caso dos docentes, o professor ou a professora que optou em não receber a primeira parcela do 13º salário nas férias de julho, agora em novembro terá o salário mais recheado, já que a data limite para que o empregador pague a primeira parcela é 30 de novembro. Caso o trabalhador ainda não receba a primeira parcela, denuncie ao sindicato, para que sejam tomadas as devidas providências.

1ª parcela

Se o docente tiver um ano ou mais de registro, o valor corresponde a 50% do seu salário sem descontos, já que os impostos são cobrados no pagamento da segunda parcela. Agora se você tem menos de um ano de casa deve fazer a seguinte conta:

•     Divida o valor do salário por 12;
  •     Multiplique esse valor pela quantidade de meses trabalhados durante o ano atual.

Obs: Todo mês trabalhado no mínimo 15 dias já equivale a um mês completo.

2ª Parcela

Já a segunda parcela do 13º salário deverá ser paga pela empresa ao trabalhador no máximo até o dia 20 de dezembro. Nessa parcela ocorre o desconto referente ao INSS e ao Imposto de Renda, entre 8% a 11% e 7,5% a 27,5% consequentemente, então é normal o trabalhador tomar um rápido susto em perceber que o valor está um pouco abaixo do seu real salário, pois estão sendo descontados esses tributos.